Dor nos ossos pode ser câncer ósseo?

Mulher com dor óssea na região do joelho

O câncer nos ossos é um tumor que se origina de um crescimento anormal de células produzidas no tecido ósseo. Mas ele também pode se desenvolver a partir de células cancerosas vindas de outros órgãos, como mama e próstata, o que é denominado metástase. Existem diversos tipos de câncer nos ossos, os quais possuem sintomas muito semelhantes, como dor e inchaço nas articulações e ocorrência frequente de fraturas.

Sintomas do câncer ósseo

Normalmente, a dor nos ossos não é constante no início, porém ela pode ser muito forte durante a noite ou após a realização de exercícios físicos. Portanto, sentir dor nos ossos pode sim ser um sinal de câncer. Nesse caso, é essencial buscar a avaliação de um médico ortopedista, para confirmar ou descartar o diagnóstico e dar início ao tratamento mais adequado.

O inchaço nas articulações tende a se manifestar por meio do surgimento de um nódulo, que aumenta a dor e o desconforto, principalmente nos joelhos e cotovelos.

Outro sintoma característico do câncer ósseo são as fraturas patológicas, ou seja, fraturas que ocorrem com mais facilidade devido à fragilidade dos ossos. Aliás, elas costumam ser mais frequentes no fêmur e na coluna.

Por fim, o tumor ósseo também pode causar perda de peso sem razão aparente, cansaço intenso e febre constante.

Tipos de câncer ósseo

Osteossarcoma

O osteossarcoma é um tipo de câncer ósseo maligno que se desenvolve principalmente nos ossos dos braços, pernas e pélvicos. Ele é mais comum em pessoas entre 10 e 30 anos de idade.

Condrossarcoma

Esse tipo de câncer ósseo maligno surge a partir das células da cartilagem e é mais comum em adultos.

Sarcoma de Ewing

O Sarcoma de Ewing é mais comum em crianças e adolescentes e se desenvolve nos ossos da região pélvica e ossos longos das pernas e dos braços.

Histiocitoma fibroso maligno

Esse tipo de tumor ósseo é mais comum em idosos. Além disso, ele surge a partir dos ligamentos e tendões que ficam próximos aos ossos.

Fibrossarcoma

Assim como o Histiocitoma fibroso maligno, o Fibrossarcoma também surge a partir dos tecidos moles, conhecidos como ligamentos e tendões.

Tumor de células gigantes do osso

Esse tipo de tumor pode ser benigno ou maligno e costuma afetar a região dos joelhos.

Cordoma

O Cordoma é mais comum em adultos com mais de 30 anos e se desenvolve nos ossos do crânio e da coluna vertebral.

Como diagnosticar?  

Os exames de imagem são a melhor ferramenta para diagnosticar um câncer nos ossos, pois eles ajudam a analisar o tamanho e a localização do tumor. Sendo assim, o médico ortopedista pode solicitar ao paciente a realização de um raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou cintilografia óssea. Além disso, a biópsia também pode contribuir para o diagnóstico, uma vez que ela determina o tipo e a natureza do tumor.

Qual é o tratamento?

O tratamento do câncer ósseo depende do tipo de tumor, do tamanho e da sua localização. Mas, em geral, é recomendada a realização de quimioterapia, radioterapia e, em algumas situações, de cirurgia para retirar o tumor.

Nos casos mais graves, pode ser necessária a amputação do membro afetado, tentando manter o máximo da sua funcionalidade, ou até a colocação de uma prótese para substituir o osso que foi retirado.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer ósseo tem maiores chances de cura. Portanto, faça exames regularmente com um ortopedista, principalmente em caso de sintomas.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes