Esporão do calcâneo: saiba tudo sobre essa doença

Esporão do calcâneo

O esporão do calcâneo caracteriza-se pelo crescimento anormal do osso calcâneo, o maior osso do pé, localizado no calcanhar. Aliás, é o calcâneo que dá forma ao calcanhar, oferecendo suporte à maior parte do peso corporal. Além disso, ele está ligado a muitos tendões, ligamentos, e à fáscia plantar, como também aos músculos da panturrilha, por meio do tendão de Aquiles.

O que é o esporão do calcâneo?

O esporão do calcâneo, como já foi dito, é um crescimento anormal do osso calcâneo, que forma uma saliência óssea devido a um depósito anormal de cálcio. Geralmente, essa condição se desenvolve na parte inferior do calcâneo, ou seja, na sola do pé. Porém, ela também pode surgir na região do tendão de Aquiles.

Apesar de ser comum tanto em homens quanto em mulheres, alguns pesquisadores afirmam que o esporão do calcâneo tem uma prevalência maior nas mulheres. Já no caso das crianças e adolescentes, é certo que essa doença não costuma acometê-los.

Causas

O crescimento anormal do calcâneo é causado por microtraumatismos, que acontecem devido ao encurtamento da fáscia plantar ou dos tendões. Isso porque essas estruturas começam a exercer tração abundante e definitiva sobre o periósteo (membrana firme que recobre a parte externa dos ossos) do calcanhar, por muito tempo.

Sendo assim, alguns dos fatores de risco que facilitam o desenvolvimento dessa doença são:

• Praticar esportes que exijam um alto impacto (do pé no chão), como dançar, correr, saltar, etc.;
  • Utilizar um calçado inadequado, como, por exemplo, usar salto alto, calçado apertado ou deformado;
  • Ter uma “pisada” desajustada;
  • Ficar muito tempo de pé;
  • Ter mais de 40 anos de idade;
  • Estar acima do peso (obesidade);
  • Possuir o pé chato ou o pé cavo.

Sintomas do esporão do calcâneo

Normalmente, o esporão do calcâneo costuma ser assintomático, podendo ficar longos períodos sem apresentar nenhum sinal externo de inflamação.

Porém, nos casos em que os sintomas se manifestam, o paciente apresenta forte dor na região do calcanhar, que piora sob esforço e alivia com o repouso. Aliás, essa dor tende a surgir quando a pessoa, após passar um tempo descansando, levanta-se e apoia o peso do corpo sobre o pé afetado. Mas também costuma aparecer quando o paciente fica muito tempo em pé ou depois de realizar exercícios físicos intensos. Nessas situações, a dor é tão intensa que chega a impedir a pessoa de caminhar ou ficar de pé.

No entanto, vale ressaltar que essa dor não é causada diretamente pelo esporão do calcâneo, mas, sim, pela inflamação crônica presente nos tecidos ao redor da lesão óssea.

Diagnóstico

O diagnóstico do esporão do calcâneo é feito pelo ortopedista através do exame clínico e da avaliação do histórico do paciente. Mas para confirmar o diagnóstico e descartar outros tipos de doenças que podem afetar o calcanhar, o médico também pode solicitar a realização de alguns exames, tais como:

• Raio x;
  • Ressonância magnética;
  • Estudo analítico.

Tratamento para o esporão do calcâneo

O tratamento do esporão do calcâneo é individual, pois cada paciente tem suas necessidades particulares. Entretanto, algumas medidas servem para todos, como a perda de peso, melhora da alimentação e realização de atividades físicas.

Além disso, outras opções terapêuticas podem incluir:

• Uso de medicamentos anti-inflamatórios;
  • Utilização de palmilha ortopédica;
  • Uso de uma “bota walker”;
  • Fisioterapia.

Converse com seu ortopedista sobre o melhor tipo de tratamento para o seu caso. E se ainda estiver com alguma dúvida, entre em contato!