Estenose lombar: causas, sintomas e tratamentos

estenose lombar

A estenose lombar da coluna vertebral é caracterizada pelo estreitamento do canal medular na região lombar. Aliás, é pelo canal vertebral que passam a medula e os nervos, por dentro da coluna. Muitos fatores podem contribuir para que o estreitamento e a compressão das estruturas neurológicas aconteçam, sendo alguns deles: a hérnia de disco, abaulamentos/protusões discais, artrose da coluna, espondilolistese e espessamento dos ligamentos da coluna. A maioria desses fatores resulta do desgaste e da sobrecarga da coluna ao longo do tempo.

Causas da estenose lombar

As causas da estenose lombar são diversas e, muitas vezes, surgem em conjunto, devido ao processo degenerativo da coluna. Sendo assim, diferentes regiões da coluna podem contribuir para que o estreitamento circunferencial do canal vertebral aconteça. Aliás, os principais motivos para o desenvolvimento dessa doença são:

O aparecimento de protusões ou hérnias no disco intervertebral;
Aumento das articulações da coluna (facetas), com o passar do tempo, em razão da artrose. Além disso, em conjunto com o espessamento do ligamento interno da coluna, essa alteração também pode causar a diminuição do calibre do canal vertebral.

Em alguns casos, o paciente já possui o canal vertebral naturalmente menor do que o normal devido a pedículos curtos congênitos. Ademais, outras condições que também podem causar a estenose lombar são: espondilolistese, fraturas e tumores.

Sintomas da estenose lombar

Os sintomas da estenose lombar variam de acordo com o local da compressão do tecido neural. Portanto, o paciente pode sentir dor lombar e dor e desconforto quando está em pé, principalmente quando caminha. Porém, esses sintomas tendem a desaparecer ou amenizar quando ele se senta por alguns minutos.

Isso acontece porque, na posição ereta, ou seja, em pé, o canal vertebral tem a sua área diminuída. Mas quando a pessoa está sentada, o diâmetro do canal vertebral aumenta.

Como a estenose lombar é uma doença degenerativa e de evolução lenta, sua sintomatologia também apresenta caráter lento e progressivo. Sendo assim, a princípio, os pacientes manifestam dificuldade para caminhar longas distâncias. Depois, isso tende a evoluir para dores ao realizar caminhadas curtas, até que o simples ato de ficar em pé seja quase impossibilitado pela dor.

Diagnóstico

Para obter o correto diagnóstico da estenose lombar, o médico ortopedista avalia a história clínica, realiza o exame físico e exames de imagem, como a ressonância magnética. Aliás, a ressonância magnética é o principal exame complementar nesse caso, pois com ela é possível identificar a localização e possíveis causas da estenose, além de oferecer uma avaliação abrangente dos tecidos que circundam a coluna vertebral.

O tratamento da estenose lombar é diferente para cada paciente. Mas, em geral, o plano terapêutico inclui: fisioterapia, hidroterapia, acupuntura e uso de medicamentos.

Os pacientes que não respondem adequadamente ao tratamento conservador são candidatos à cirurgia. Nesse caso, a cirurgia consiste na descompressão do canal, liberando os tecidos neurais.

Em qualquer situação é importante procurar um médico ortopedista de confiança para discutir sobre as opções terapêuticas que melhor solucionarão o seu problema. Portanto, entre em contato e agende já a sua consulta!