Estresse pode causar dores no corpo?

Mulher com dores de cabeça e dor na coluna

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando ficamos diante de situações de risco ou que necessitam de esforço mental ou físico. No entanto, se esse estresse se torna muito intenso e constante, ele vira um problema, e pode causar consequências, como dores crônicas.

‌O número de pessoas com estresse patológico vem aumentando, principalmente por causa do ritmo da vida moderna, exigências do trabalho e demais desafios do cotidiano. Além disso, a cultura do consumismo também tem forte influência no aumento progressivo da quantidade de pessoas que sofrem com as consequências do estresse.

Como saber que o estresse se tornou um problema?

‌Quando o estresse se torna algo constante, ele deixa de ser apenas um mal-estar mental e começa a apresentar sinais emocionais e físicos, tais como:

‌Emocionais: irritabilidade, agressividade, ansiedade, desânimo, falta de concentração, insônia, angústia e tristeza;

Físicos: dores no corpo, dor de cabeça, tonturas, problemas digestivos, queda de cabelo, alergias e baixa na imunidade.

Estresse e dores no corpo

‌Durante os momentos de estresse, o corpo entra em “estado de alerta”, preparando-se para lutar ou fugir, caso seja necessário. Um dos mecanismos que fazem com que isso aconteça é a liberação do cortisol, hormônio responsável por suprimir funções não essenciais durante emergências, como a resposta imune e a digestão. Além disso, o cortisol também estimula a produção de glicose, aumentando a energia dos músculos e impedindo a produção de insulina. Com isso, ocorre o estreitamento das artérias, levando o sangue a bombear com mais força.

A adrenalina é outro hormônio liberado durante os momentos de estresse. Ela estimula o aumento da frequência cardíaca e respiratória e a expansão das vias aéreas, elevando a concentração de oxigênio nos músculos. Além disso, o estresse também prejudica o sistema imunológico, pois diminui os linfócitos (glóbulos brancos), deixando o organismo mais vulnerável aos agentes infecciosos.

Por isso, quando ficamos estressados por um longo tempo, as funções do corpo são afetadas, como a digestão e a resposta imunológica. Ou seja, o estresse provoca uma série de reações no organismo, que são um tipo de defesa, e que resultam em inflamações e dores.

Como tratar as dores no corpo?

‌As dores no corpo provenientes do estresse só poderão ser tratadas a partir do controle da sua causa que, no caso, é o próprio estresse. Sendo assim, algumas técnicas que podem ajudar a manter o corpo e a mente mais relaxados, evitando tensões e dores indesejadas são:

‌1 – Realizar atividades físicas diariamente, pois isso promove uma maior sensação de bem-estar. Exercícios simples, como caminhar, correr ou andar de bicicleta contribuem significativamente para uma melhora dos sintomas.

‌2 – A alimentação também é muito importante no tratamento do estresse. Isso porque alguns alimentos são ricos em substâncias antioxidantes, que combatem inflamações, como frutas vermelhas, chá verde, fibras, ômega 3 e as castanhas ricas em gorduras boas.

‌3 – Em alguns casos, pode ser necessário a realização de psicoterapia.

‌Por fim, buscar a ajuda de um médico ortopedista também é essencial para o tratamento das dores no corpo. Pois esse profissional fará uma investigação minuciosa das causas, que podem estar além do estresse, e irá propor uma estratégia terapêutica personalizada para cada paciente. Agende sua consulta!

Veja meus Vídeos

Artigos recentes