Geno varo X Geno valgo

Geno varo

Você tem dificuldades para entender a diferença entre geno varo e geno valgo? Pois bem, preste atenção nesta dica para não esquecer mais: Varo lembra a palavra aro, arco, consequentemente, gero varo são as pernas arqueadas. Já o geno valgo são as pernas que ficam voltadas para dentro, em que o joelho aponta para a linha média do corpo.

Pernas arqueadas e joelhos dobrados estão entre as variações anatômicas musculoesqueléticas mais comuns encontradas na infância e um motivo comum para o encaminhamento a um cirurgião ortopédico pediátrico. No entanto, a maioria das crianças com pernas arqueadas ou joelhos dobrados tem variações do desenvolvimento normal das extremidades inferiores que podem ser monitoradas pelo próprio pediatra.

Uma compreensão do desenvolvimento da fisiologia normal da extremidade inferior é essencial para diferenciar o alinhamento fisiológico do patológico. As causas patológicas das pernas arqueadas incluem doença de Blount, raquitismo nutricional e outras doenças ósseas metabólicas, displasia esquelética, infecção, trauma e câncer. Ao contrário da curvatura natural, essas condições geralmente não melhoram com o tempo e podem exigir tratamento com órtese ou cirurgia.

O alinhamento da extremidade inferior fisiológica passa por uma progressão previsível de varo (pernas arqueadas), para neutro, para valgo (joelhos dobrados), e de volta para neutro ao longo dos primeiros sete anos de vida. O alinhamento final da extremidade inferior do adulto é ligeiramente valgo.

Vamos entender melhor?

Ao nascimento, o alinhamento normal é varo.
Quando a criança começa a ficar de pé e andar, a quantidade de varo geralmente aumenta. Crianças que andam desde cedo podem ter um maior alinhamento em varo.

Por volta dos 18 a 24 meses de idade, o alinhamento deve ser neutro.
Após 24 meses, o alinhamento deve progredir para valgo até atingir, no máximo, quatro anos.

Após os quatro anos de idade, o alinhamento em valgo deve diminuir em direção ao alinhamento fisiológico adulto de valgo leve para neutro.
Aos sete anos de idade, a criança geralmente atinge o alinhamento adulto de membros inferiores com leve valgo.

E o varo patológico?

Ele pode ser causado pelas doenças já mencionadas, vamos compreende-las:

Doença de Blount – a doença de Blount é uma deformidade patológica em varo que resulta da interrupção do crescimento normal da cartilagem no aspecto medial da fise tibial proximal. Isso pode causar deformidade em varo grave, discrepância no comprimento das pernas e incongruência articular.
Raquitismo – o raquitismo é um distúrbio caracterizado por mineralização óssea deficiente (doença óssea metabólica). Quando começa antes dos 18 a 24 meses de idade (por exemplo, deficiência nutricional de vitamina D, raquitismo hipofosfatêmico ligado ao X, síndrome de Fanconi), está associado ao genu varum; quando tem início tardio (ou seja, durante o estágio de desenvolvimento em valgo por volta dos quatro anos de idade), está associado a joelhos em contração.

Displasia esquelética – displasia esquelética (por exemplo, acondroplasia, pseudoacondroplasia, condrodisplasia metafisária) é outra causa de pernas arqueadas simétricas bilaterais. Características adicionais da displasia esquelética podem incluir baixa estatura.

As queixas apresentadas por crianças com pernas arqueadas podem incluir preocupações sobre a aparência das pernas da criança, quedas excessivas e/ ou dedos do pé (que geralmente estão associados a pernas arqueadas).
As características clínicas e radiográficas distinguem o varo fisiológico do patológico. Pistas para varo patológico incluem baixa estatura, impulso lateral, assimetria e progressão em vez de melhora entre o nascimento e dois anos.
Os pacientes curvados naturalmente devem ser observados pelos médicos e pelos pais. A história natural é a regressão espontânea.

O manejo da curvatura patológica depende do problema associado. A terapia medicamentosa para a doença primária deve ser otimizada se houver disponibilidade de terapia medicamentosa eficaz (por exemplo, raquitismo). A terapia cirúrgica deve ser reservada para pacientes com deformidade residual após a otimização médica. A cirurgia para arqueamento patológico pode incluir crescimento guiado por hemiepifisiodese (parada da placa de crescimento no lado apical da deformidade) ou osteotomia tibial.