Gestantes e a Dor nas Costas: Por que isso ocorre?

Você já deve ter ouvido gestantes reclamarem de como a dor nas costas atrapalham seu dia a dia. Saiba que esse problema é muito comum, principalmente após o 3° trimestre de gestacional.

Mas você sabe porque grávidas costumam sofrer com dores na coluna?

A dor nas costas no início da gravidez pode estar associada a alterações hormonais pois ocorre uma elevação da progesterona e da relaxina na corrente sanguínea. Isso faz com que os ligamentos e do sacro fiquem mais frouxos, causando o desconforto que costuma ser localizado no meio das costas ou na região final da coluna.

Outro fator que colabora para a dor é são alterações fisiológicas. Conforme o útero se expande a bacia sofre uma anteroversão pélvica, ou seja a região posterior da pelve sofre um deslocamento anterior e aumenta a lordose da coluna vertebral. Esses fatores acabam causando um balanço que modifica o centro de gravidade.

E como podemos prevenir essas dores?

A dor nas costas durante a gravidez podem ser evitada com simples práticas. O melhor meio de prevenir o aparecimento desse problema são os exercícios físicos. Por isso, invista em atividades que oferecem pouco impacto, como yoga, pilates e fisioterapia. Alongamentos para as pernas e costas devem ser feitos diariamente, durante o período da manhã e á noite.

É importante que a paciente não engorde mais de 10kg pois o excesso de peso causa sobrecarga na coluna. Grávidas devem evitar levantar pesos e procurar não utilizar saltos altos e sandálias rasteirinhas. Os sapatos mais indicados são os que possuem 3 cm de altura, confortáveis e firmes.

As cintas de sustentação também são aconselhadas, já que ajudam a segurar a barriga sem sobrecarregar a coluna, evitando o surgimento da dor nas costas. A paciente deve sempre manter suas costas eretas ao sentar e durante caminhadas.

Quer saber mais sobre dores na coluna? Acesse as outra publicações.

Deixe um comentário