Conheça as principais causas da Dor nas Costas

Todos nós já sofremos com a dor nas costas. Elas podem surgir por diversos motivos e muitas vezes é incapacitante. Segundo a OMS, a dor nas costas é uma queixa de 80% da população do mundo. Entre os profissionais que mais são afetados por esse problema são os trabalhadores da construção civil, empregados de fábrica, enfermeiras, pessoas que trabalham em escritório e em outros trabalhas manuais.

Entre os fatores que mais estão relacionado com a dor nas costas estão as inflamações no nervo ciático, disfunções na coluna e até doenças não relacionadas com a coluna, como a pedra nos rins. Além disso, problemas musculares também são responsáveis por provocar a dor, a maioria deles surgem devido a má postura e levantamento de peso.

Na maioria dos casos, é possível tratar esse distúrbio por meio da aplicação de compressas quentes e alongamentos. No entanto, se a dor surgir repentinamente, com muita força e o paciente sentir outros sintomas, como dificuldade para se mover ou febre, é recomendado que um médico seja consultado.

Quer saber quais são as principais causas da dor nas costas? Então, continue lendo esse post e saiba tudo sobre as condições que colaboram para o surgimento dessa dor.

Causas da Dor nas Costas

Lesão Muscular: Um indício de que a dor nas costas foi causada por uma lesão muscular é se a dor estiver localizada no lado esquerdo ou direito. Essa lesão pode ocorrer após a prática de uma atividade física ou profissional, como nos casos de jardineiros.

Dor Ciática: Já esse problema é caracterizado pela dor situado no fundo das costas e irradiando para as pernas. Essa dor ocorre devido a uma compressão no nervo ciático que está situado no plexo lombo sacro, chamado de região lombar. Nesses casos, a dor é sentida em forma de pontada com sensação de formigamento. O paciente também ter dificuldade para andar ou ficar sentado.

Contratura Muscular: O cansaço, excesso de atividade física ou má postura ao se sentar são os principais fatores relacionados à contratura muscular. Nesse distúrbio a dor é localizada na região cervical.

Hérnia de Disco: Comum entre pessoas com mais de 45 anos, essa doença caracteriza pelo desgaste dos disco intervertebrais causando uma compressão das raízes nervosas. A dor devido a hérnia de disco surge no meio das costas podendo se espalhar para o lado, costela ou para os glúteos e pernas.

Quer saber mais sobre Dor nas Costas? Acesso às outras publicações.

Deixe um comentário