Conheça os Mitos e Verdades sobre a Dor nas Costas

Você provavelmente já sentiu dores na Coluna que acabaram estragando seu dia. Essa é uma das queixas mais comuns entre pacientes. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas, em todo o mundo, irão sofrer deste mal em algum momento da vida.

A coluna é uma região constituída por vértebras, discos intervertebrais, ligamentos, músculos e medula. E é justamente nesse grupo que ocorrem diversas alterações que resultam em incômodo. Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento dessa dor, como má postura, movimentos repetitivos e até mesmo o estresse.

Por ser um problema comum, várias crenças se originam com o passar do tempo. Por isso, é preciso estar atento aos mitos existentes para que problemas maiores sejam evitados.

Conheça os Mitos e Verdades sobre a Dor na Coluna

“O estresse é capaz de provocar dor nas costas.”

Verdade. O estresse promove a liberação de hormônios que aumentam a tensão muscular. Essa ação pode ser tão intensa que gera espasmos dolorosos no local. Normalmente, as costas e o pescoço são as áreas mais afetadas.

“Colchões duros ou moles demais prejudicam a coluna.”

Verdade. O colchão mole faz com que a coluna fique torta durante o sono, já a versão dura pode provocar dor nos ombros, quadris e coluna, além disso ela provoca o cansaço da musculatura. O ideal é que o colchão se adapte à altura e ao peso do paciente.

“A dor na coluna indica a existência de uma doença grave.”

Mito. Na maioria dos casos as dores nas costas estão relacionadas a transtornos musculares e posturais, que podem ser tratadas mais facilmente. Mas, é indicado que o paciente faça avaliações médicas com um ortopedista para verificar se não há nenhum problema mais sério.

“Prática de exercício físico em excesso pode provocar lesões e dores na coluna.”

Mito. O excesso de exercício não é o vilão, e sim a forma com que ele é realizado. Na verdade, o exercício físico é um dos métodos utilizados para tratar a dor crônica. O conselho de muitos médicos da área é que o paciente realize atividades físicas, principalmente as que envolvem o uso de pesos, com o acompanhamento de um profissional. Isso irá evitar que o paciente sobrecarregue a estrutura da coluna e cause lesões sérias.

Quer saber mais sobre lesões na coluna? Então leia minhas outras publicações e fique por dentro de tudo de Ortopedia.

Deixe um comentário