Fraturas por estresse são causadas por movimentos repetitivos?

Movimentos repetitivos podem causar fraturas por estresse

Você sabia que existem fraturas por estresse? Pois é, uma das principais causas para esse tipo de trauma é a prática de movimentos repetitivos.

Entre os grupos que mais sofrem com essas fraturas estão os atletas, como os corredores.

A fratura por estresse ocorre quando o osso sofre uma carga exagerada sem ter um tempo de se recuperar, ocasionando pequenas fissuras ósseas na região interna do osso. Portanto é necessário o tratamento para não se transformar em grandes fraturas.

Causas

Entre as causas estão o aumento da quantidade ou intensidade de um exercício praticado por uma pessoa, treinamento inadequado que pode causar a fadiga muscular que em algumas situações se transformam em uma fratura por estresse.

Doenças que provocam enfraquecimento ósseo como a osteoporose, desalinhamento articular e o baixo nível de vitamina D podem ocasionar este tipo de fratura. Pacientes com problemas na musculatura tem grandes chances de sofrer com fraturas por estresse, pois os músculos são responsáveis também por auxiliar a não sobrecarregar os ossos.

Sintomas

O paciente que sofre com fraturas por estresse pode apresentar sintomas como dor que aumenta com o tempo, inchaço e o membro afetado pode experienciar um enfraquecimento.

Na hora de diagnosticar a fratura o médico ortopedista por meio de exame físico. Mas os exames de imagem como o raio X, ressonância magnética ou uma densitometria óssea serão necessários pois os sintomas das fraturas por estresse se parecem com outras condições.

Após o diagnóstico, o tratamento se dá por meio de medicação anti-inflamatória que deve sempre ser usada após prescrição médica. Para reduzir a carga de peso sobre o osso fissurado o paciente pode necessitar o uso de muletas ou órteses.

Em determinados casos é necessário fazer uma cirurgia para que o osso fraturado se recupere corretamente. A cirurgia também propicia uma recuperação óssea mais rápida, por isso costuma ser uma opção mais viável para atletas que jogam profissionalmente.

Para se prevenir das fraturas por estresse é importante se alimentar corretamente e exercitar-se adequadamente. Além disso, deve-se sempre ter períodos de descanso entre os treinos e fazer exames regularmente para ficar a par da saúde de seu corpo.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes