Quais são as lesões mais comuns no vôlei?

Você provavelmente já deve ter jogado vôlei em algum momento da sua vida,seja profissionalmente ou uma partida durante seus tempos de escola. Esse esporte traz muitos benefícios para a saúde dos praticantes pois além de tonificar o corpo, ele também aumenta a força muscular.

As outras vantagens de praticar o vôlei são a melhora na coordenação motora, flexibilidade e cardiorrespiratórias. Mas como qualquer esporte existem os pontos negativos, as LESÕES.

O vôlei pode trazer diferentes lesões para os atletas, que se não receberam o tratamento são capazes de se tornarem sérios problemas. Você sabe quais são elas? Se sua resposta for não, continue a leitura e descubra quais são elas.

Lesões mais comuns no Vôlei

Lombalgia: A dor na coluna lombar, parte inferior da coluna vertebral, é causada pela carga explosiva gerada pelos saltos, que precisam dos movimentos dos músculos e ligamentos paravertebrais.

Lesões no Joelho: Os saltos também estão ligados com esses traumas. O esforço repetitivo e extrema força aplicada na articulação do joelho ao realizar esse movimento fazem com que muitos atletas sofram com diferentes lesões. As condições mais comuns são entorses com ruptura do ligamento cruzado anterior ou colaterais e tendinite patelar, conhecida como joelho de saltador.

Lesões no Tornozelo: Entre as lesões de tornozelo mais presentes entre os atletas do vôlei são as tendinites de calcâneo, entorses e dores no meio do pé que ocorre devido a sobrecarga dos metatarsos.

Lesões no Ombro: Durante as partidas de vôlei a região do manguito rotador, um grupo de tendões que estabilizam a articulação do ombro, trabalham muito. Isso faz com que as inflamações no ombro se tornem comum. Outros problemas que surgem nesse local são lesões capsulares, luxação na articulação da clavícula e artrite.

Lesões nas Mãos: As luxações, fraturas das falanges e metacarpos e rupturas de ligamentos e tendões são provocadas pelo estresse e impacto direto ocasionado pelo contato com a bola.

Se você sofrer com qualquer uma dessas lesões, não se esqueça de visitar um médico ortopedista e buscar tratamento.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes