Ombro Congelado: saiba mais sobre a Capsulite Adesiva

Ombro Congelado

Você já ouviu falar da Capsulite Adesiva? Conhecida popularmente como Ombro Congelado, essa condição trata-se da perda da movimentação do ombro, deixando rígido e dolorido.

Esse problema ocorre devido a uma inflamação dentro da articulação que provoca a diminuição do fundo do saco axilar. Isso faz com que os ligamentos da região sofram encurtamento, gerando aderências e o aumento da espessura da cápsula, resultando na perda da elasticidade.

Na maioria dos casos a Capsulite Adesiva não está ligada a uma causa aparente, mas ela também pode estar associada a uma lesão, mau jeito ou até mesmo doenças como a diabetes.

Esse problema não está relacionado a sexo ou profissão porém é mais comum em pessoas entre 40 e 60 anos.

Sintomas

Os sintomas da Capsulite Adesiva começam com a presença de rigidez matinal, dor e a diminuição dos movimentos do ombro, que com o passar do tempo piora e leva ao congelamento da área afetada.

A última etapa, chamada de “descongelamento”, caracteriza-se pela volta gradual dos movimentos. Esse processo de recuperação pode levar de 6 meses a 2 anos, com presença de dor leve e pouco funcionalidade do braço.

O paciente com essa doença enfrenta dificuldade em realizar determinados movimentos como erguer o braço acima da cabeça ou coçar as costas. Muitas mulheres declaram que possuem problemas ao tentar abrir e fechar o sutiã.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos do ombro e exames de imagem como a radiografia, ressonância magnética ou artrografia, uma exame raio x após contraste ser injetado na articulação do ombro do paciente.

O tratamento vai depender do estágio em que a doença se encontra. O uso de medicamentos anti-inflamatórios e bolsas de gelo, que devem ser usadas de 3 ou 4 dias ao dia.

A fisioterapia também é importante pois auxilia a recuperar os movimentos do ombro. Em certos casos, procedimentos para bloquear o nervo supraescapular com injeções de anestésico no local para tratar a doença.

Agora, se os tratamentos conservadores não surtirem efeito, a cirurgia por artroscopia pode ser recomendado.

Se você apresenta algum dos sintomas citados acima e deseja saber mais sobre tratamentos, entre em contato com seu ortopedista de confiança.