Má postura pode causar dor nas costas

Trabalhar usando um computador se tornou muito comum, principalmente após as medidas de isolamento social que obrigou milhares de brasileiros a fazer suas tarefas em casa. Mas saiba que ficar muito tempo sentado em frente a tela deste aparelho, principalmente se você tiver uma postura ruim, pode trazer problemas.

A dor nas costas é muito comum em quem trabalha em escritório pois muitas pessoas possuem má postura ao se sentar. Ela auxilia no enfraquecimento dos músculos dorsais, ocasionando modificações estruturais que atingem a coluna vertebral. Além de dor estas alterações podem causar hérnia de disco, escoliose e hipercifose.

Se o paciente apresenta má postura a longo prazo pode haver complicações no sistema nervoso periférico gerando formigamento e dormência no membros superiores e inferiores.

Por isso, é muito importante mudar alguns hábitos que são capazes de evitar o surgimento dessas dores. O principal meio de evitar a dor nas costas durante o trabalho é sentar corretamente.

Procure não cruzar as pernas, apoiando os pé no chão, suas costas devem estar em contato com o encosto da cadeira e seus braços tem de estar apoiada sobre a mesa onde o aparelho se encontra.

Use roupas confortáveis que não sejam muito apertadas pois estas podem restringir seus movimentos causando dificuldades em manter uma boa postura.

Não fique muito tempo sentado, tente se levantar da cadeira a cada 40 minutos e faça pequenas caminhadas pelo seu local de trabalho. Vá tomar um café ou água e ir ao banheiro.

Outro meio que ajuda a combater as dores nas costas são os alongamentos pois além de trazer benefícios para a coluna ele melhora a circulação. Você pode fazer esses exercícios tanto de pé quanto sentado.

Alongamentos para fazer no escritório
  1. Estenda os braços para o alto e entrelace os dedos, mantenha essa posição por 30 segundos;
  2. Incline seu corpo para o lado direito, fique nesta posição por no mínimo 20 segundos. Faça o mesmo para o lado esquerdo;
  3. Estenda um braço na direção das costas e puxe o cotovelo para o lado do outro braço, permaneça assim por 15 segundos. Repita o exercício invertendo o braço;
  4. Levanta a perna e segure o joelho, puxando o membro contra o peito;
  5. Gira a cabeça da direita para a esquerda devagar. Repita esse movimento 10 vezes de cada lado.

Incluindo estes hábitos na sua rotina diária as chances de você sofrer com dores nas costas. Se quiser saber mais sobre problemas musculares e ósseos, acompanhe nossas publicações.

Deixe um comentário