Hérnia de Disco: Entenda os sintomas, causas e tratamentos

Hérnia de Disco: sintomas, causas e tratamentos

A Hérnia de Disco ocorre quando os discos intervertebrais, localizados na coluna, sofrem um desgaste e saem de sua posição natural provocando uma compressão das raízes nervosas.

CAUSAS

Algumas das principais causas para a Hérnia de Disco são o envelhecimento, sedentarismo, obesidade, movimentos repetitivos e postura inadequada. Levantar peso com muita frequência também pode aumentar as chances do aparecimento dessas lesões.

Outros fatores que causam essa lesão são outras doenças como a Síndromes de Piriforme e a Síndrome Dolorosa Miofascial. Mas a predisposição genética é uma das maiores causas para as Hérnias.

SINTOMAS:

Os sintomas mais comuns da Hérnia de Disco são:

• Formigamento que pode vir acompanhado de dor;
  • Sensação de queimação;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Dores na região lombar que pode se espalhar para as pernas;
  • Dor na perna, coxa e até mesmo nos braços.

O diagnóstico dessa lesão se dá a partir exames de imagem como o raio X, tomografia e ressonância magnética.

TRATAMENTOS

Os tratamentos mais indicados são repouso, uso de remédio analgésicos e anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia e até mesmo acupuntura. Alguns médicos podem indicar a aplicação de injeções de esteroides para aliviar a dor por alguns meses. Se não houver melhoras a cirurgia pode ser necessária.

PREVENÇÃO

É possível prevenir o aparecimento das Hérnias simplesmente com mudanças de hábitos. Tente manter sua postura alinhada, evite carregar peso, procure usar sapatos que não possuam salto muito alto.