Por que sofremos Dor no Nervo Ciático?

O Nervo Ciático é o maior e mais espesso nervo do corpo humano. Ele está localizado no plexo lombo sacro, mais conhecida como região lombar. Este nervo é constituído por várias ramificações que se unem às últimas vértebras e à base da coluna vertebral. Elas atravessam o quadril, glúteos, coxas e o resto dos membros inferiores.

Ao chegar na metade do fêmur, o nervo se fragmenta em dois, fibular e tibial, essas subdivisões percorrem o resto da perna como joelho e tornozelo. A principal função do Nervo Ciático é de controlar as articulações do quadril, joelho e tornozelo, além de auxiliar os movimentos dos membros inferiores, inclusive dos dedos dos pé. Também trabalham na sensibilidade destas áreas.

Mas por que sofremos Dor no Nervo Ciático (Ciatalgia)?

As dores no Nervo Ciático ocorrem devido a uma inflamação que pode ser provocadas por diversos fatores, são eles:

  • Traumas provocados por quedas e contusões;
  • Manter uma má postura ou realizar movimentos repetitivos por muito tempo;
  • Hérnia de Disco, que causa compressão deste nervo.

Outros sintomas que podem aparecer depois das dores são vermelhidão na pele, inchaço, sensação de queimação, fisgadas, fraqueza em uma ou ambas as pernas, formigamento e dificuldades para se locomover.

O paciente pode ter suas dores agravadas ao ficar sentado por tempo prolongado. Se a dor não melhorar procure um médico especialista.

O diagnóstico é feito a partir de testes feitos no consultório ou por meio de exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamento

Para tratar esse problema, o modo mais comum é o conservador que envolve repouso, evitar carregar cargas muito pesadas ou fazer esforço e procurar não ficar muitas horas sentado. A fisioterapia também ajudam na diminuição das dores no Nervo Ciático.

Exercícios específicos podem melhorar os sintomas da Ciatalgia, mas precisam ser indicados por um profissional que está a par de seu quadro.

Deixe um comentário