Idosos: Quais são os exercícios físicos mais indicados?

Idosos

Os exercícios físicos têm inúmeros benefícios para todas as idades. Entretanto, para os idosos, eles são essenciais, pois previnem doenças, evitam lesões e aliviam dores musculares.

Além disso, a prática de atividades físicas promove o aumento da massa magra, da resistência muscular e diminui a frequência cardíaca. Ela também previne lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou má postura.

Muito mais que o bem-estar físico, pesquisas apontam que a prática diária de exercício físico ajuda a combater a ansiedade e a depressão. Isso porque essa prática pode influenciar na liberação de dopamina e serotonina no cérebro. Essas substâncias são responsáveis por nos fazer adotar comportamentos mais felizes.

Sendo assim, os exercícios físicos são capazes de melhorar a autoestima e o bem-estar, fortalecer os relacionamentos sociais e combater o isolamento.

Ainda mais, uma vida saudável e ativa previne e combate doenças como a hipertensão, obesidade, varizes, diabetes, derrames, entre outras.

Mas, enfim, quais são os exercícios físicos mais indicados para os idosos? Confira:

Caminhada

Mesmo sendo uma atividade simples, alguns minutos de caminhada por dia ajudam a aumentar o bem-estar e o ânimo do idoso. Além disso, também geram energia para os músculos, por meio do trabalho com a respiração.

Natação para idosos

Praticar natação melhora a frequência cardíaca, a função respiratória, a musculatura do abdômen, previne lesões e diminui as dores musculares.

E, como o idoso fica dentro da água, não corre o risco de quedas ou lesões.

Dança

Além de ser divertido, dançar também traz benefícios ao corpo, já que trabalha a coordenação motora e previne doenças, como a osteoporose e a hipertensão.

Não só o físico, mas a mente também é beneficiada. Isso porque a dança ajuda a combater a depressão e exercita a memória, uma vez que o dançarino precisa guardar os passos da coreografia.

Hidroginástica

Como a natação, a hidroginástica é um exercício de baixo risco, pois a água ameniza os efeitos da gravidade. É ideal para quem possui artrose e osteoporose.

Ainda mais, essa atividade promove o fortalecimento dos músculos e do sistema cardiorrespiratório e melhora a coordenação motora.

Pilates

Recomenda-se o pilates para pessoas de todas as idades. Aos idosos, essa atividade traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura. Também, diminui a pressão sobre as articulações, uma vez que todo alongamento é feito a partir do peso do próprio corpo.

Esse exercício reduz o risco de obesidade, previne diabetes e hipertensão.

Musculação

Sim, a musculação também é indicada para as pessoas da terceira idade. Justamente por ser flexível, esse exercício permite que o seu praticante comece com os pesos mais leves e evolua aos poucos, em seu próprio tempo.

Exercícios para os idosos realizarem casa

Durante a pandemia de Covid-19, algumas pessoas, principalmente os idosos, não estão saindo de casa para evitarem qualquer tipo de aglomeração. No entanto, isso não é motivo para deixar de realizar atividades físicas. Existem alguns exercícios que podem ser feitos mesmo dentro de casa. Acompanhe:

Marcha estacionária para idosos

Se a caminhada não for uma opção acessível, você pode fazer a marcha estacionária:

Eleve os joelhos alternadamente até a altura do joelho ou até onde conseguir e mantenha a coluna ereta;
Realize esse movimento por cinco minutos, depois descanse. Faça isso durante 20 minutos ou meia hora.

Sentar e levantar

Para fazer esse exercício você vai precisar de uma cadeira com braços e sem rodinhas.

Posicione a cadeira, mantenha a coluna ereta e inicie o movimento de sentar e levantar. Isso irá trabalhar a parte anterior da coxa.

Assim como essas, existem muitas outras atividades que os idosos podem realizar. O importante é estar sempre ativo e não deixar o sedentarismo prevalecer.

Caso possua dores no corpo, ou até mesmo, não consiga fazer os exercícios por causa delas, procure a ajuda de um médico e agende sua consulta!

Veja meus Vídeos

Artigos recentes