Lesão do ligamento cruzado anterior, o que fazer?

Homem com joelho lesionado

A lesão do ligamento cruzado anterior acontece com muita frequência, principalmente entre os atletas, como jogadores de futebol e basquete. Seus sintomas são dor e inchaço, diminuição da amplitude de movimentos, sensibilidade e desconforto ao caminhar. Além disso, quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, na maioria das vezes, é necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para recuperar as funções do joelho.

Entenda a anatomia do joelho

A articulação do joelho compõe-se por três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela). Esses ossos ficam conectados entre si por meio de ligamentos. Aliás, o joelho possui quatro ligamentos principais, os quais são como fibras resistentes que mantêm a união dos ossos e a estabilidade da articulação.

Dentre esses ligamentos, estão os ligamentos cruzados, que se encontram no interior do joelho, formando um X. O ligamento cruzado anterior fica na frente, e o ligamento cruzado posterior, atrás. Eles controlam o movimento do joelho para frente e para trás, sendo que o ligamento cruzado anterior confere estabilidade rotacional ao joelho.

Tipos de lesão do ligamento cruzado anterior

Cerca de metade das lesões do ligamento cruzado anterior possuem lesões associadas, como da cartilagem articular, dos meniscos ou outros ligamentos. Além disso, as lesões do ligamento cruzado anterior são classificadas conforme a gravidade:

Grau 1: nesse caso, o ligamento foi ligeiramente danificado, mas ainda consegue manter a estabilidade da articulação do joelho.

Grau 2: em uma lesão de grau 2, o ligamento foi estirado até se soltar, o que é chamado de ruptura parcial do ligamento. No entanto, esse tipo de estiramento é raro.

Grau 3: nesse tipo de lesão, chamada de ruptura total do ligamento, o ligamento foi separado em duas partes, e a articulação do joelho fica comprometida. Geralmente, a maioria das lesões do ligamento cruzado anterior é total ou praticamente total.

Causas da lesão do ligamento cruzado anterior

‌Algumas das situações que podem causar a lesão do ligamento cruzado anterior são:

• ‌Mudança brusca de direção;
  • Parar de repente;
  • Apoiar os pés de forma incorreta depois de um salto;
  • Contato direto ou colisão.

Sintomas

‌Durante a lesão do ligamento cruzado anterior, normalmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se. Além disso, o paciente também pode apresentar:

• Dor e inchaço, que podem passar sem tratamento. No entanto, assim que o paciente retornar às atividades físicas, os sintomas podem voltar, causando ainda mais danos à articulação;
  • Diminuição da amplitude de movimento;
  • Sensibilidade ao longo da articulação;
  • Desconforto ao caminhar.

Tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior

‌O tratamento para a lesão do ligamento cruzado anterior depende das necessidades de cada paciente. Por exemplo, atletas jovens e que praticam esportes geralmente necessitam de cirurgia para poderem retornar à prática esportiva. Entretanto, pacientes menos ativos, como as pessoas mais idosas, são capazes de retomar o estilo de vida mais calmo sem precisar de cirurgia.

‌Entre os tratamentos conservadores, estão o uso de órteses e a fisioterapia. Já o tratamento cirúrgico consiste na reconstrução do ligamento, que pode ocorrer por meio da inserção de um artroscópio, através de pequenos cortes.

‌Em caso de dor e inchaço no joelho, é essencial procurar a ajuda de um ortopedista para a realização do devido tratamento. Portanto, agende sua consulta!