
Osteoporose: prevenção e tratamentos modernos
A osteoporose é uma condição que afeta a estrutura óssea, resultando na perda de massa óssea e tornando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. É uma
É ortopedista e traumatologista com formação e graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especializou-se em ortopedia e traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José. Além disso, realizou o fellowship em Traumatologia do Esporte em São Paulo, e participou de diversos cursos voltados ao desenvolvimento de atletas de alta performance. Hoje, é chefe do serviço de Traumatologia do Hospital de Tramandaí – RS, e diretor clínico e ortopedista no Centro de Especialidade e Reabilitação em Osório. Seu atendimento abrange diversas cidades do litoral gaúcho, incluindo Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório, Xangri-Lá e Mariápolis, onde proporciona um cuidado humano e personalizado a seus pacientes.
A osteoporose é uma condição que afeta a estrutura óssea, resultando na perda de massa óssea e tornando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. É uma
A escoliose é uma condição que afeta cerca de 3% da população mundial, caracterizada por uma deformação na curvatura normal da coluna para uma das
O que é bursite e como tratá-la? Esta é uma pergunta importante para muitas pessoas que sentem dor em diversas articulações do corpo e desconhecem
Queda em casa é algo que preocupa, especialmente para aqueles que têm idosos na família. Infelizmente, a queda é o acidente doméstico mais frequente e
O Dr. Daniel Souto (CRM-RS 37557 – RQE 25892) fez a sua formação e graduação em Medicina na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Especializou-se em Ortopedia e Traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, o conhecido Hospital Regional de São de José.
A escoliose se caracteriza por uma curvatura anormal na coluna vertebral. Esse desvio é tridimensional formando uma curva em S ou C nas costas.
Existem 3 tipos de escoliose, são eles:
Escoliose Congênita: Presente desde o nascimento da criança. Este problema acontece porque há uma má formação dos ossos enquanto ainda é um feto.
Escoliose Idiopática: É o tipo mais comum da doença.
Escoliose Neuromuscular: Ocorre devido a problemas neurológicos como a paralisia cerebral. Neste tipo da doença, a deformação ocorre devido à fraqueza muscular e perdas de alguns comando cerebrais.
CAUSAS
Ainda não se sabe o que causa a Escoliose Idiopática. Os outros tipos da doença são causados por fatores genéticos, distúrbios neurológicos, deformidades ósseas.
A Escoliose também pode ser adquirida ao longo da vida. Ter má postura, praticar exercício físicos de maneira inadequada, traumas, tumores e até mesmo a obesidade são fatores que auxiliam no desenvolvimento da doença.
O diagnóstico desta enfermidade pode ser feito a partir de diversos exames, são eles:
TRATAMENTO
Existem diversos meios de tratar a Escoliose, alguns deles são:
Fisioterapia: Estes exercícios ajudam a bloquear o desenvolvimento da doença. Alguns exemplos destas terapias são a osteopatia, Reeducação Postural Global (RPG), cinesioterapia e o pilates.
Coletes: Infelizmente os coletes não cura a doença mas conter seu agravamento. Seu médico é o único capaz de decidir qual o melhor tipo de colete de acordo com o estado da doença.
Cirurgia: O procedimento de correção é necessária para curvaturas acima de 40 graus. Neste tipo de intervenção cirúrgica pinos e hastes são usados para fixar as vértebras na posição correta.
Caso identifique algum dos sintomas não deixe para depois, entre em contato e agende uma consulta conosco. Quanto mais cedo temos um diagnóstico preciso melhor torna-se a forma de tratar.