Morte do osso? Saiba o que é osteonecrose

Ilustração do osso do joelho

A osteonecrose, também chamada de necrose avascular, é a morte de um segmento de osso causada pela interrupção do seu suprimento de sangue. O quadril, seguido pelos joelhos, ombros, tornozelos, pulsos e o osso da mandíbula são as regiões mais afetadas por essa doença, a qual pode causar dor, colapso do osso e até uma artrose grave.

Sintomas da osteonecrose

A osteonecrose não costuma apresentar sintomas no início, além de ser dificilmente visualizada nos exames de imagem. No entanto, conforme o comprometimento do osso aumenta, podem surgir alguns sinais, como dor na articulação afetada, dificuldades para caminhar e para realizar as atividades do dia a dia.

Nesse caso, a partir da identificação dos sintomas e da suspeita da doença, o ortopedista poderá solicitar a realização de exames, como a radiografia ou a ressonância magnética do local afetado. Dessa forma, será possível estabelecer um diagnóstico mais assertivo da doença.

O que pode causar a morte do osso?

As causas da osteonecrose podem se dividir em duas categorias: traumáticas (após uma lesão) e não traumáticas. As traumáticas são as mais comuns, sendo que, nesse caso, a causa mais frequente é uma fratura deslocada. Outra condição que também costuma desencadear o surgimento da osteonecrose é a luxação. Isso porque tanto uma fratura deslocada quanto uma luxação podem danificar os vasos sanguíneos que irrigam o osso, resultando na sua morte. Aliás, isso ocorre com mais frequência na extremidade superior do osso da coxa (cabeça femoral, parte da articulação do quadril) do que em outras áreas do corpo.

Já a osteonecrose não traumática surge sem trauma direto ou lesões. Ela pode ser causada por uma doença ou situação que provoque a obstrução de pequenos vasos sanguíneos que abastecem certo local do osso. Isso acontece com mais frequência em homens e pessoas entre 30 e 50 anos, afetando principalmente os quadris ou os ombros. As causas mais comuns são:

• Corticosteroides, em doses altas e/ou por um longo tempo;
  • Consumo excessivo e crônico de álcool;
  • Tabagismo;
  • Medicamentos da classe dos Bisfosfonados, como o ácido zoledrônico, usado para tratar a osteoporose e alguns casos de câncer (está associado à osteonecrose da mandíbula).

Tratamento da osteonecrose

O tratamento da osteonecrose deve passar pela orientação de um ortopedista, que escolherá a melhor opção para cada caso. Entre os tipos de tratamento para essa condição, estão o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso, fisioterapia e também a eliminação da causa que pode estar provocando o problema.

Entretanto, a melhor opção e que proporciona melhores resultados para a cura da osteonecrose é a cirurgia. Aliás, existem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos que diminuem ou interrompem a progressão da doença. Eles são feitos com o objetivo de preservar as articulações, porém são mais eficazes quando a osteonecrose está no início, principalmente no caso do quadril, quando ainda não houve o colapso do osso. Mas, se o colapso do osso já ocorreu, uma cirurgia de substituição articular pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a função.

Ou seja, a “morte do osso” é uma condição que tem tratamento e até mesmo cura. Portanto, em caso de sintomas, busque a ajuda de um ortopedista de confiança.