Neuroma de Morton: causas, sintomas e tratamentos

Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é uma condição dolorosa que acontece devido a uma lesão nos nervos do pé. Muito frequente entre as mulheres, esse problema é causado, principalmente, pelo uso de sapatos apertados e salto alto. Aliás, o neuroma é um nódulo benigno, que fica entre o terceiro e o quarto metatarso do pé, e surge por causa da compressão dos nervos plantar medial e plantar lateral.

Causas do neuroma de Morton

A origem específica do neuroma de Morton não pode ser estabelecida, pois várias são as causas que podem levar ao seu aparecimento. Porém, existem alguns fatores que estão associados ao desenvolvimento dessa doença, tais como: idade superior a 50 anos; uso de sapatos apertados, de salto alto, calçados com solas finas e pouco flexíveis; e excesso de peso. Ela também é mais comum em mulheres.

Além disso, existem alguns fatores intrínsecos que contribuem para o aparecimento do neuroma de Morton, tais como:

  • Alterações ósseas nos metatarsos;
  • Alterações no médio e retropé;
  • Encurtamento do tendão de aquiles;
  • Hálux Valgus (joanete);
  • Hálux Rígidus.

Sintomas do neuroma de Morton

A dor local é o principal sintoma. Aliás, ele surge ao caminhar/andar, piora com a marcha prolongada e com o uso de calçado apertado, e é capaz de irradiar para os dedos adjacentes. Os pacientes podem relatar uma sensação de queimadura, choque ou de “pisar em vidro”.

Além disso, apesar de raros, a sensação de aumento de volume local, sinais inflamatórios ou edema (inchaço), também podem estar presentes entre os sintomas do neuroma de Morton.

Diagnóstico

Normalmente, a história clínica e o exame físico são suficientes para diagnosticar o neuroma de Morton. Ou seja, através da descrição da dor, sua localização e a forma como ela irradia, o médico consegue realizar a correta identificação da patologia.

No entanto, alguns exames complementares são importantes para a confirmação do diagnóstico, tais como: radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Como tratar o neuroma de Morton?

Em primeiro lugar, o tratamento do neuroma de Morton se baseia na modificação do tipo de calçado. Nesse caso, o paciente deve começar a utilizar sapatos mais amplos, de salto mais baixo, com palmilha de borracha e flexível. Portanto, o sapato deve ser confortável, permitindo que os dedos fiquem bem acomodados.

Além disso, o uso da palmilha ortopédica também é muito importante, bem como a diminuição do excesso de peso corporal.

Para ajudar a aliviar a dor durante o tratamento, o médico pode prescrever o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Porém, é importante ressaltar que, sob nenhuma hipótese, o paciente deve se automedicar, pois isso pode agravar o quadro clínico.

Por fim, caso o tratamento conservador falhe, o ortopedista pode indicar a intervenção cirúrgica. O tratamento cirúrgico consiste na remoção do neuroma por via dorsal, e pode ser realizado em ambulatório com anestesia local, raquianestesia ou anestesia geral ventilatória.

O neuroma de Morton tem tratamento, o qual pode acabar com a dor do paciente e melhor sua qualidade de vida. Portanto, busque ajuda médica para o seu problema. Agende uma consulta com o ortopedista!

Veja meus Vídeos

Artigos recentes