O guia dos sintomas no pé e tornozelo que você queria

sintomas

Você já deve saber que, quando uma pessoa sente dor ou outros sintomas no pé ou tornozelo, a primeira recomendação é procurar o médico ortopedista especialista para uma consulta, para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento indicado. Mas muitos pacientes ficam curiosos ou se sentem mais seguros quando vão para a consulta já sabendo quais são alguns dos possíveis diagnósticos, e, por isso, resolvi fazer esse texto. Aqui, vou listar alguns tipos de dor e sintomas no pé e tornozelo que costumam ser motivos de queixas dos meus pacientes. Vamos lá?

• Dor no tornozelo: o paciente provavelmente sofreu um desequilíbrio na estabilidade dos ligamentos, tem uma inflamação nos tendões da região ou um desgaste da cartilagem.
• Dor na parte de trás do calcanhar: isso geralmente é sintoma de algum problema no tendão de Aquiles, que é comumente afetado por inflamações, osteófitos e rupturas. O encurtamento dos músculos da panturrilha pode provocar problemas nesse tendão.
• Dor na parte de baixo do calcanhar: agora, quando a dor é na parte de baixo, as causas são outras. O encurtamento dos músculos da panturrilha ainda é o maior agente causador, mas, nesses casos, os problemas geralmente são na fáscia plantar.
• Dor no calcanhar ao se levantar: é um sintoma comum aos dois tipos de dor anteriores, e acontece porque os músculos da panturrilha encurtam ainda mais quando passamos um período sentados.
• Frouxidão e instabilidade no tornozelo: alguns pacientes relatam entorses frequentes no tornozelo. Isso pode ocorrer devido a problemas nos ligamentos, os quais provocam instabilidade.
• Dormência no calcanhar: é sinal de problemas na função dos nervos, que são os responsáveis pela sensibilidade nos membros. A causa pode ser uma inflamação, um tumor, o diabetes, entre outras.
• Pé chato: essa é uma condição congênita que afeta algumas pessoas, mas, em alguns pacientes, pode ser resultado de uma ruptura ou enfraquecimento de um dos tendões do pé. É comum em mulheres que têm entre 40 e 70 anos.
• Dor na planta do pé: para esse sintoma, há muitas possíveis causas. As mais comuns são: o uso excessivo de sapatos de salto alto ou muito rígidos; deformações ósseas; bursites e o neuroma de Morton.
• Dormência nos dedos do pé: acontece, geralmente, em pacientes diabéticos que têm a função dos nervos prejudicadas. Mas também pode ocorrer devido ao neuroma de Morton; o uso de determinados tipos de sapatos; ou como sequela de alguma lesão no pé.
• Rigidez nos dedos do pé: esse sintoma é causado, principalmente, por traumatismos, reumatismos, infecções e artroses.

Não custa lembrar: sentir sintomas no pé e tornozelo é sinal de que você precisa marcar logo uma consulta com o ortopedista especialista em pé e tornozelo, e não fazer autodiagnósticos, muito menos automedicação. Não coloque sua saúde em risco, coloque-a sob o cuidado de um profissional.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes