O que é braquimetatarsia e por que você deve tratá-la

braquimetatarsia

Braquimetatarsia é o nome que damos ao encurtamento de um ou mais metatarsos, os ossos dos dedos dos pés. Ela pode acometer apenas um dos pés do paciente ou os dois, mas, geralmente, afeta um metatarso de cada pé, sendo que o 4º metatarso é o mais atingido. A maior queixa em relação a esse problema é estética, pois o encurtamento do osso provoca um deslocamento do dedo de sua posição normal. Existem, porém, outros sintomas, e é sobre eles, suas causas, e o tratamento dessa doença, que quero falar no texto de hoje.

Causas da braquimetatarsia

A braquimetatarsia surge pelo fechamento prematuro da zona de crescimento dos ossos. Ou seja, pela interrupção do crescimento do osso antes que ele atinja o tamanho ideal. Isso pode ocorrer devido a razões congênitas ou adquiridas.

As razões congênitas são: síndromes sistêmicas, endocrinopatias, e displasias, como a síndrome de Down, a síndrome de Turner, a síndrome de Apert e a Osteodistrofia de Albright. Já as razões adquiridas são: traumas, infecções, tumores, radiação, anemia falciforme, displasia epifisária múltipla, osteocondromas hereditários múltiplos e artrite reumatoide juvenil. Há ainda a possibilidade de uma cirurgia anterior, feita para tratar outra doença, provocar a braquimetatarsia.

Sintomas da braquimetatarsia

Como falei, a maioria dos pacientes se queixa principalmente da questão estética, mas o encurtamento do osso também provoca dor e calosidades nos pés. O caminhar também pode ser prejudicado, uma vez que as funções da pisada podem ser comprometidas pelo encurtamento de um dos dedos. Porém, há casos em que a dor ou funcionalidade afetadas não atrapalham o paciente, e é muito importante não tratar esses casos como apenas questões estéticas. O sofrimento psicológico do paciente que, por exemplo, se recusa a usar sapatos abertos por vergonha, deve sempre ser levado em conta. Por isso, não deixe de procurar o ortopedista especialista em pé e tornozelo se você tem essa condição, seja congênita ou não. Isso porque o tratamento é possível e pode melhorar a sua qualidade de vida.

Tratamento

O tratamento dessa condição é cirúrgico. Aliás, ele pode ocorrer de duas maneiras: em tempo único, chamado de correção aguda; ou em distração osteogênica, que consiste no alongamento ósseo. Vamos entender melhor cada uma.

Tempo único

Na correção em tempo único, fazemos um corte no osso encurtado e preenchemos com enxerto ósseo retirado do próprio paciente, alongando o metatarso em 1 a 1,5 cm. A desvantagem desse procedimento é que é preciso realizar um procedimento adicional de retirada de osso de outro lugar, por um ganho pequeno de comprimento.

Distração osteogênica

Já a distração osteogênica, é feita com a montagem de um mini fixador externo no osso encurtado, além de um corte no osso. Cinco dias depois da cirurgia, iniciamos o processo de alongamento gradual do osso forçado pelo fixador, alongando 0,5mm por dia até chegar ao comprimento ideal. Esse pode parecer um procedimento mais complexo, mas tem vantagens em relação à correção rápida: não precisa de enxerto ósseo e é possível alongar mais o osso.

Como o tamanho que é necessário aumentar varia de paciente para paciente, o tempo de tratamento varia bastante. Mas, sempre vai ser de alguns meses, pois é preciso considerar também o tempo médio de 2 meses para que cada centímetro de osso alongado se ossifique completamente. Será necessário o uso de muletas durante o tratamento, ou de cadeira de rodas, no caso de pacientes que tratam a braquimetatarsia nos dois pés. O tratamento de alongamento com o fixador pode parecer invasivo e desencorajar pacientes que já hesitam em procurar o ortopedista por acharem que a braquimetatarsia é “apenas” um problema estético, como mencionei.

A boa notícia para você que tem esse medo é que os relatos de pacientes comprovam que a dor sentida não corresponde à impressão que temos ao ver o fixador. Os cuidados do paciente com o fixador e os pinos ajudam muito. Além disso, seguindo as orientações do médico ortopedista especialista em pé e tornozelo, esse tratamento tem grandes chances de sucesso.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes