Sacroileíte: saiba mais sobre essa doença inflamatória

Sacroileíte

Sacroileíte é o nome dado à inflamação da articulação sacroilíaca, que se localiza na parte de baixo da coluna vertebral e faz conexão com o quadril. Essa condição pode afetar somente um lado do corpo ou os dois, causando dores nas costas e nas nádegas, que podem se estender para os membros inferiores.

Quais são as causas da sacroileíte?

Entre as principais causas da sacroileíte estão:

Traumas: traumatismos mais sérios, que ocorrem em casos de quedas altas ou acidentes de carros, são alguns dos tipos de fraturas que mais podem causar prejuízos às articulações sacroilíacas.

Gravidez: durante a gestação, o quadril e as articulações sacroilíacas da mulher precisam se soltar para dar espaço ao bebê. Além disso, o peso da barriga também interfere na postura da gestante. Por isso, a sacroileíte é uma condição muito comum na gravidez.

Doenças inflamatórias: doenças, como a artrite psoriática e a espondilite anquilosante, podem aumentar as chances de o paciente desenvolver esse quadro de inflamação nas articulações sacroilíacas.

Além disso, outros fatores que também contribuem para o aparecimento da sacroileíte são: enfermidades degenerativas e metabólicas e o excesso de peso.

Sintomas da sacroileíte

O principal sintoma da sacroileíte é a dor, que pode surgir na lombar, nas nádegas, no quadril, na coxa e na virilha.

Em geral, essa dor tende a piorar quando o paciente fica muito tempo em pé ou sentado, quando se levanta, gira o quadril, caminha ou corre com passadas longas ou sobe e desce escadas. Além disso, em alguns casos, a sacroileíte pode causar febre, se estiver acompanhada de uma infecção.

Diagnóstico

O ortopedista é quem realiza o diagnóstico da sacroileíte através da avaliação dos sintomas, histórico clínico, exame físico e investigação das possíveis causas desse problema.

Além disso, alguns exames também podem ajudar na confirmação do diagnóstico, tais como: exames de sangue, raio-x e ressonância magnética. A aplicação de injeção com anestésico ou corticoide também é uma forma de diagnosticar a doença, pois se ela proporcionar a diminuição da dor, significa que a fonte do problema está na articulação.

Tratamento da sacroileíte

Em primeiro lugar, é preciso encontrar a causa da doença para que seja possível dar início ao tratamento mais adequado. Por exemplo, pessoas que desenvolveram a sacroileíte devido a problemas reumatológicos precisam fazer um acompanhamento com um reumatologista, adotando o uso de medicamentos específicos.

Mas, apesar da causa, é essencial fazer a reabilitação motora da área sacroilíaca. Por isso, é importante realizar sessões de fisioterapia, que incluem: exercícios de fortalecimento do abdome, quadris e glúteos; e a correção postural; que ajudam a reduzir a dor e tratar a doença.

Existem também opções de intervenções minimamente invasivas que podem ser usadas quando não há tratamento clínico inicial ou o paciente sofre de dores crônicas constantes. Aliás, algumas delas são: ablação por radiofrequência e infiltração química medicamentosa. Porém, caso esses tratamentos tragam apenas uma melhora temporária, o médico pode sugerir a artrodese da articulação sacroilíaca.

Além disso, outras opções terapêuticas para a sacroileíte são:

• Repouso;
  • Aplicação de compressas mornas ou frias, para aliviar a dor e a inflamação;
  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Relaxantes musculares;
  • Antibióticos, no caso de infecção na articulação sacroilíaca;
  • Terapia biológica, com remédios anti-TNF;
  • Palmilha ortopédica, para ajustar a altura da perna e reduzir a sobrecarga da articulação.

Se os sintomas da sacroileíte surgirem, procure um médico ortopedista e inicie o tratamento o quanto antes!