Sarcopenia: Tudo sobre a perda de massa muscular

Sarcopenia

Os músculos são extremamente importantes para o corpo humano, eles têm como função auxiliar na movimentação e estabilização corporal, regular os volumes dos órgãos, contribuem na produção de calor e ajudam a movimentar substâncias no corpo como o sangue.

Infelizmente com o passar dos anos nosso corpo acaba experienciando a diminuição da massa muscular. Esse fenômeno se chama Sarcopenia e pode prejudicar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com essa condição.

Saiba mais sobre essa disfunção

A Sarcopenia é um processo natural de perda da massa muscular no corpo. Normalmente, essa condição está ligada com o envelhecimento fazendo com que muitos idosos sejam os que mais sofrem com ela.

O envelhecimento pode provocar mudanças hormonais e fisiológicas ou doenças características da idade que fazem com que a Sarcopenia provoque uma perda progressiva.

Porém nem sempre a velhice é a causadora da Sarcopenia, outros fatores associados ao seus aparecimento são o sedentarismo e a má alimentação. Essa condição é inevitável e irá atingir todos nós em algum momento, porém a prática regular de exercícios físicos pode evitar que a perda de massa magra seja drástica e prejudicial, pois o paciente criou uma reserva muscular.

Já a alimentação saudável é fundamental para gerar massa magra, por isso invista em proteínas como carnes vermelhas, salmão, feijão, lentilha e grão-de-bico. Profissionais recomendam o consumo de no mínimo 1 a 1,2 grama de proteína por quilo de peso corporal.

Mas não se esqueça de incluir outros nutrientes em seu cardápio como o magnésio e potássio que desempenham um papel valioso na contração muscular. Os carboidratos devem ser ingeridos regularmente já que ajudam a aumentar a energia muscular.

Fique atento aos sinais

Os sintoma mais comuns da Sarcopenia são:

• Diminuição da massa muscular, principalmente em volta dos braços e pernas;
  • Perda de equilíbrio;
  • Quedas constantes devido ao equilíbrio corporal comprometido;
  • Redução da respostas ao movimentos.

Se você tem 60 anos ou mais e percebeu a presença de algum destes sintomas, entre em contato com um ortopedista de sua confiança e busque tratamento.