Como manter-se ativo depois dos 50

Manter-se ativo depois dos 50 anos de idade é um desejo de muitos de nós. Desejamos envelhecer com saúde, em continuar a realizar as mesmas atividades sem nenhum prejuízo funcional. Porém muitas pessoas acreditam que atingir esse objetivo você deve começar com práticas saudáveis logo na juventude.

Mas fique sabendo que ainda dá tempo de investir em sua saúde e ter uma qualidade de vida melhor. Esse caminho se inicia com a mudança de hábitos que não lhe fazem bem.

Se você tem 50 anos ou mais e deseja manter-se ativo e aproveitar essa etapa da sua vida com mais saúde, que tal começar a seguir as dicas abaixo?

Dicas para manter-se ativo depois dos 50

Alimentação Equilibrada: Esse é o primeiro conselho que qualquer profissional da área da saúde dá para um paciente, pois a boa alimentação é base de uma vida saudável. O envelhecimento provoca a perda de massa óssea e muscular mas por meio do consumo de certos alimentos podemos minimizar esse efeito.

Por isso, foque em ingerir nutrientes como o cálcio que age no fortalecimento dos ossos, além de ser benéfico para o cérebro. A Vitamina D também deve ser incluída em sua dieta pois auxilia a regular a quantidade de cálcio e fósforo em seu organismo.

Nos casos em que a alimentação não consegue suprir as necessidades do corpo, é recomendado que o paciente entre em contato com seu médico de confiança para procurar por outros meios, como suplementos vitamínicos.

Exercícios Físicos: Uma rotina que inclua atividades físicas é muito importante, principalmente se o paciente possui mais de 50 anos. Sendo assim, foque em exercícios que aumentam a flexibilidade e trabalham a parte aeróbica, tonificando a musculatura.

Algumas opções de exercícios para pessoas de mais idade são Yoga, Pilates e Natação pois eles também promovem o alívio das dores.

Diminua o Estresse: Você sabia que o estresse é capaz de diminuir a expectativa de vida? Pois é, ele afeta nosso sistema imunológico, prejudica o sono e a saúde mental e aumenta as chances de doenças cardiovasculares.

Por esse motivo, procure eliminar tudo aquilo que te deixa tenso e não perca seu tempo em problemas que você não conseguirá resolver. Se for preciso procure um psicólogo e tenha uma conversa sobre o que você está sentindo.

Seguindo essas dicas você conseguirá viver uma vida de qualidade e aproveitar cada momento especial.

Deixe um comentário