Sedentarismo: quais são os riscos para o idoso?

Sedentarismo

Uma pessoa com sedentarismo é aquela que não pratica nenhum tipo de exercício físico regularmente. Além disso, permanece sentada durante muito tempo, sem disposição para realizar tarefas simples.

Para que uma pessoa com mais de 60 anos não seja considerada sedentária, ela precisa praticar algum exercício físico pelo menos uma vez por semana. Ou seja, para deixar de ser inativo, não é necessário se tornar um atleta. É possível introduzir atividades físicas regulares na rotina que se enquadrem à resistência do organismo e às preferências de cada um.

Levar uma vida sedentária é perigoso. Isso porque a falta de atividades físicas tem influência direta na saúde e bem-estar do indivíduo. Portanto, ela é capaz de aumentar os riscos de diversas doenças.

Ainda mais, o sedentarismo pode ser percebido através de alguns sintomas. Veja quais são:

Falta de força muscular, uma vez que os músculos não são estimulados durante o dia;
Cansaço excessivo por causa da diminuição do metabolismo;
Dor nas articulações, devido à falta de movimentação;
Acúmulo de gordura, pois o corpo não gasta as calorias fornecidas pelos alimentos. Então, elas ficam acumuladas em forma de gordura;
Roncos durante o sono, já que o ar passa com dificuldade pelas vias aéreas.

Sedentarismo e os riscos para o idoso

Assim como já foi falado, a vida sedentária pode trazer muitos riscos à saúde, portanto, conheça alguns dos problemas que ela gera ao idoso:

-Doenças cardiovasculares

Além do aumento de peso, a falta de exercícios físicos dificulta o controle da pressão arterial e do colesterol. Isso aumenta os riscos de ocorrência de doenças cardiovasculares, como infarto no miocárdio, obstruções nas artérias e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

-Diabetes

O sobrepeso e a perda de massa muscular geram resistência à insulina, elevando o nível de açúcar no sangue.

Desse modo, pode surgir a diabetes, doença crônica que causa dores de cabeça, deixa mãos e pés sensíveis, compromete a visão e dificulta a cicatrização.

-Osteoporose

A perda de massa óssea é uma das consequências do sedentarismo. Ela aumenta o risco de osteoporose, condição que enfraquece os ossos e os deixa suscetíveis à fraturas.

-Hipertensão

O sedentarismo é uma das causas de desenvolvimento da hipertensão, que é um dos principais fatores para doenças cardiovasculares. Além disso, quem tem uma vida ativa possui menos 30% de chances de se tornar hipertenso.

-Quedas e fraturas

Os exercícios físicos melhoram a agilidade, os reflexos e o equilíbrio de quem os pratica. Por isso, os idosos que levam uma vida sedentária têm maiores riscos de sofrerem quedas e, por consequência, fraturas.

-Doenças mentais

O sedentarismo compromete a autoestima do idoso, logo, desenvolve doenças psicológicas, como a depressão.

Ainda mais, as atividades físicas são capazes de diminuir a probabilidade de uma pessoa na terceira idade ter demência.

-Mau funcionamento do organismo

A falta de exercícios físicos, além de atrapalhar a qualidade do sono, contribui para o mau funcionamento do intestino. Também, diminui a imunidade e influencia no aparecimento de dores musculares e nas articulações, estresse e desânimo.

Por fim, a melhor forma de prevenir todos esses problemas é ficando bem longe do sedentarismo. Portanto, busque maneiras de se exercitar e tenha uma alimentação equilibrada. Cuide da sua saúde!