Sofre com dores na canela? Saiba as causas e como prevenir

Quando voltamos à rotina dos exercícios o nosso corpo tende a ir se acostumando aos poucos. Durante esse processo de adaptação, geralmente aos praticantes de caminhadas e corridas, pode ocorrer a chamada “canelite” que são as dores na canela.

Esse termo popular se refere à síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite. É uma inflamação próxima aos tendões, ossos da canela ou músculo.

Sintomas

O principal sintoma são as dores na canela, geralmente na face interna da perna. Da mesma forma como inchaço e sensibilidade no local.

Causas

Os exercícios de repetição, como caminhadas e corridas podem gerar estresse na estrutura da canela. Essa parte da perna sofre com a sobrecarga do apoio e impactos das corridas e saltos.

Não são apenas as pessoas sedentárias que podem sofrer com as dores na canela. Atletas que aumentam a intensidade de seu treino de forma indevida também experimentam a canelite. Da mesma forma que o envelhecimento e uso de sapatos inadequados na prática de exercícios físicos são fatores que contribuem para a canelite.

Prevenção

Primeiramente procure fazer atividades físicas com a orientação de um profissional da área, ele vai indicar a intensidade dos seus exercícios. Diferentemente do sistema cardiorrespiratório e muscular que se adapta em poucas semanas, a estrutura da canela pode demorar alguns meses nesse processo. Portanto, alongamentos e aquecimentos também são recomendados para a prevenção.

Tratamentos

Para tratar a canelite é necessário adequar o treino para a sua estrutura corporal, já que seu organismo possui um tempo de adaptação. Caso as dores fiquem mais intensas e persistentes é importante procurar ajuda médica. O tratamento da canelite pode envolver o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia.

Em quadros mais graves a canelite pode evoluir para uma fratura por estresse. Por isso é necessário o acompanhamento dos profissionais da saúde. Gostou deste post? Confere aqui no blog outros temas essenciais para sua saúde. Conheça também nossas especialidades.