Tendinite no pulso: seu trabalho pode ser a causa

Mulher com dor no pulso

Os tendões são um tipo de corda fibrosa que se localiza na parte final do músculo. Eles são responsáveis pela fixação dos músculos aos ossos e servem para transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso. Em algumas situações, os tendões podem ficar inflamados, condição que recebe o nome de tendinite. Aliás, isso pode ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas costuma ser mais frequente em alguns locais, como no pulso, caracterizando a tendinite no pulso.

Seu trabalho pode ser a causa

A tendinite no pulso, geralmente, surge devido a movimentos repetitivos da mão, por isso é classificada como uma lesão por esforço repetitivo (LER). Sendo assim, muitas situações podem estar associadas a esse problema, como escrever muito, pintar, digitar ou costurar. Além disso, a tendinite no pulso também pode acontecer devido a um grande esforço da musculatura, como segurar um objeto pesado por muito tempo. Ou seja, muitas vezes essa doença está relacionada ao trabalho do paciente.

Quais são os sintomas da tendinite no pulso?

Os principais sintomas de uma tendinite no pulso são:

·Dor ao movimentar o pulso;

·Pequeno inchaço na região;

·Vermelhidão e aumento da temperatura local;

·Dificuldade para movimentar a mão;

·Fraqueza na mão.

Além disso, em alguns casos o paciente também pode apresentar a sensação de que algo está sendo triturado na região do pulso.

Como diagnosticar a tendinite no pulso?

O ortopedista é o profissional que pode realizar o diagnóstico da tendinite no pulso por meio do exame físico e da análise do histórico clínico.

Mas, além disso, também podem se realizar testes complementares para confirmar o quadro, como exames de imagem (raio-x ou ressonância magnética). Isso é importante para a escolha do tratamento correto, pois, caso seja identificada alguma calcificação no tendão pelos exames, o médico deverá formular uma linha terapêutica mais específica.

Como é o tratamento?

O tratamento varia conforme a gravidade da inflamação, mas em todos os casos é preciso haver o repouso da articulação, a fim de que não haja o agravamento do quadro. Aliás, a melhor forma de realizar o repouso é por meio da imobilização, pois isso impede o uso da articulação, favorecendo sua melhora. Além disso, recomenda-se também passar gelo no local por alguns minutos, uma vez que isso ajuda a aliviar os sintomas da tendinite no pulso.

A fisioterapia também é essencial para a recuperação do paciente com tendinite. Isso porque os exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a combater a inflamação e a dor. Uma técnica boa, por exemplo, é apertar uma bolinha macia em 3 séries de 20 repetições.

Por fim, recomenda-se a cirurgia apenas quando o tratamento conservador não surtiu os efeitos desejados ao longo de alguns meses. Aliás, esse procedimento tem como principal objetivo liberar a bainha do tendão para facilitar a movimentação. Todavia, mesmo após a realização da cirurgia é fundamental fazer fisioterapia para que seja possível recuperar a força, os movimentos e diminuir a dor e o inchaço.

O tratamento da tendinite no pulso contribui para uma melhora na qualidade de vida. Entretanto, isso só acontecerá se a doença for devidamente diagnosticada e cuidada por um profissional capacitado. Portanto, em caso de sintomas, consulte-se com um ortopedista!