Tenossinovite estenosante: conheça o dedo em gatilho

tenossinovite estenosante

A tenossinovite estenosante, também conhecida como dedo em gatilho, é uma doença caracterizada pela formação de um nódulo no tendão flexor do dedo. Aliás, ela ocorre por um processo inflamatório crônico que atinge o tendão do dedo responsável pela flexibilidade. Por isso, o paciente fica com os movimentos afetados, o que leva o dedo a ficar dobrado.

Normalmente, essa doença tende a afetar o polegar, causando a Tenossinovite de Quervain. No entanto, o dedo médio e o segundo dedo também são frequentemente afetados.

A tenossinovite estenosante é mais comum entre as mulheres, mas também ocorre com frequência em pacientes diabéticos; hipertireoidicos; e que possuem nefropatias ou endocrinopatias. Aliás, seu aparecimento é mais comum após os 45 anos de idade, mas crianças e pessoas de todas as idades podem desenvolvê-la.

Além disso, a tenossinovite pode ser classificada em 4 graus:

I – Pré-gatilho: dor e inchaço, porém sem bloqueio.

II (Ativo) – bloqueio presente; é possível estender o dedo ativamente.

III (Passivo) – bloqueio presente; não é possível estender o dedo ativamente, sendo necessário o auxílio da outra mão.

IV – Contratura fixa do dedo.

Causas da tenossinovite estenosante

Ainda não foi possível determinar a causa exata dessa doença. Porém, sabe-se que um traumatismo na palma da mão, por exemplo, pode provocar a irritação dos tendões flexores. Além disso, algumas doenças também influenciam no aparecimento do dedo em gatilho, como a artrite reumatoide, gota e diabetes.

Sintomas

Ao passar pela polia A1, o tendão sofre um ressalto (gatilho), o que causa dor e dificuldade para movimentar o dedo. A princípio, a tenossinovite estenosante costuma se apresentar como um pequeno desconforto. Entretanto, conforme a inflamação do tendão avança, o paciente pode perder a capacidade de esticar o dedo.

Diagnóstico

A principal forma de diagnosticar a tenossinovite estenosante é por meio do histórico clínico e da avaliação física. Porém, pode-se também realizar a ultrassonografia para ajudar a confirmar o diagnóstico.

Tratamento da tenossinovite estenosante

O tratamento conservador é, em geral, a primeira opção. Sendo assim, algumas recomendações são: fazer repouso, usar talas, realizar sessões de fisioterapia e utilizar os medicamentos prescritos pelo médico.

Já os casos mais sintomáticos, ou os leves e moderados que não respondem ao tratamento inicial, podem ser tratados com a infiltração com corticoides. Esse procedimento ambulatorial é simples e proporciona alívio ao paciente já na primeira aplicação.

Nas situações em que o quadro da doença é grave e o travamento do dedo é constante, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Existem diferentes maneiras de tratar o mesmo problema, portanto, converse com o seu médico sobre qual delas é a melhor para você.

Prevenção do dedo em gatilho

Alguns hábitos simples podem ajudar a evitar o aparecimento do dedo em gatilho, em especial àqueles que possuem fatores de risco. Esses hábitos são:

• Evitar movimentos repetitivos com os dedos, mãos e braços. Mas se eles forem inevitáveis, fazer pausas regulares;
• Fazer exercícios para o fortalecimento da região afetada;
• Sempre realizar alongamentos antes de praticar algum esporte.

Se você tem identificado um desconforto nos dedos das mãos, procure a ajuda de um médico ortopedista. Entre em contato e saiba mais!