Você conhece a Cifose? Entenda a doença que forma uma corcunda nas costas

Você conhece a cifose? Entenda a doença que forma uma corcunda nas costas

A Cifose é o desvio anormal na coluna vertebral, formando uma corcunda. Em determinados casos, ela faz com que o pescoço, ombros e cabeça sejam projetados para frente.

Esta deformação instala-se aos poucos e são raros os casos em apresentam sintomas.

TIPOS

Existem 3 tipos de Cifose, são eles:

• Cifose Congênita: Está presente desde o nascimento.
  • Cifose Adquirida: Ocorre ao longo da vida de uma pessoa e está ligada a maus hábitos.
  • Cifose Postural: É o tipo mais comum da doença e está ligado a má postura.

A doença de Scheuermann é uma enfermidade muito rara que gera a Cifose no período da adolescência.

CAUSAS

Na maioria das vezes, não é possível descobrir exatamente o que causa essa enfermidade. Porém, nos casos em que médicos conseguem determinar qual o fator que ocasionou o desvio o diagnóstico normalmente é fator genético ou alguma anomalia congênita ou adquirida durante a vida.

Outros fatores capazes de causar a Cifose são:

SINTOMAS

O primeiro sintoma desta doença é a alteração na curvatura da coluna. Conforme ela progride, outros sinais nos alertam de sua presença.

São eles:

• Dor localizada e de baixa intensidade (presença de dor mesmo durante o repouso é um grande sinal da doença;
  • Perda da força muscular;
  • Perda da sensibilidade nas pernas;
  • Emagrecimento.
TRATAMENTO

Os tratamentos mais comuns para Cifose são feitos com fisioterapia, uso de coletes e reeducação postural. Os exercícios também são muito importante para melhorar o problema. A natação, musculação, pilates e até yoga podem se transformar em um grande parceiro para os pacientes que sofrem com esta doença.

E não esqueça, em caso de dores procure o auxílio de um profissional na área. Aproveite que está por aqui e conheça nossas especialidades e não fique com dúvidas.