Saiba o que é a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) e como tratar

Como tratar a lesão no ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura fibrosa que está localizado na parte interna do joelho. Ele tem como função manter a estabilidade rotacional do joelho e impede o movimento excessivo entre o fêmur e a tíbia na articulação.

A lesão deste ligamento é muito comum em atletas como jogadores de futebol e basquete, pois executam movimentos muito rápidos com constante mudança de direção.

Esse tipo de lesão pode ser classificada em três graus, são eles:

Distensões de grau 1: Há um leve dano no ligamento porém ainda é possível manter a articulação do joelho estável.
Distensões de grau 2: O dano no ligamento é mais grave pois a um rompimento parcial do ligamento.
Distensões de grau 3: Neste caso a articulação do joelho fica instável pois o ligamento é separado em dois.

As causas para essas lesões podem ser devido a uma mudança rápida de direção, colisão, fazer uma parada repentina ou até mesmo apoiar os pés incorretamente após um salto. Após a lesionar o ligamento cruzado o paciente normalmente ouve um grande estalo e sofre com dores no local, o joelho costuma inchar em até 24 horas. Há uma redução da amplitude do joelho e um desconforto ao caminhar.

Tratamento

O tratamento para a lesão do ligamento cruzado anterior para pacientes com mais idade ou que praticam atividades com menos frequência pode ser feito somente com fisioterapia. Mas o tratamento mais comum após o rompimento do ligamento, principalmente para pacientes jovens e que praticam atividades físicas ou esportes, é a cirurgia de reconstrução ligamentar.

Essa cirurgia é realizada por videoartroscopia onde é feita a substituição do ligamento danificado por enxerto que tem como finalidade servir de base para o crescimento de um novo ligamento. Os enxertos podem ser feitos de tendões do próprio paciente como o tendão patelar mas também podem ser extraídos do tendão localizado na parte posterior da coxa.

Após a cirurgia é necessário fazer fisioterapia para que o joelho não perca flexão, o paciente pode precisar usar muletas durante os primeiros 15 dias para não apoiar seu peso no joelho recém operado. Para pacientes que praticam esportes, o retorno às atividades pode demorar pois é preciso que ocorra o processo de remodelação do enxerto, que só alcança força máxima após 9 meses.

O acompanhamento com um especialista na área é muito importante, aproveite e conheça o trabalho do Dr Daniel Souto.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes