Conheça os sintomas da Síndrome Dolorosa Miofascial

Síndrome Dolorosa Miofascial

Você deve conhecer alguém que está sempre reclamando de dores em áreas específicas do corpo, que mesmo após realizar inúmeros exames não consegue descobrir o que há de errado. Fique sabendo que isso pode ser Síndrome Dolorosa Miofascial.

Essa doença é caracterizada pela dor muscular devido a presença de pontos-gatilho que surgem dentro de nossas fibras musculares.

Mas o que são Pontos-Gatilho?

Os pontos-gatilho (PG) são uma disfunção localizada dentro do músculo que faz com que a fibra muscular fique contraída ao máximo, conhecido como nó muscular. Eles são causados por fadiga muscular ou sobrecarga, normalmente associados ao uso excessivo de um membro durante o trabalho ou por traumas.

Infelizmente, esses pontos não são detectáveis por meio de exames de imagem como o ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Em alguns casos, exames conhecidos como eletroneuromiografia e termografia são efetuados pois estes conseguem investigar os PGs.

Porém, na grande maioria dos casos o médico especialista realiza um exame clínico, onde analisa as reclamações do paciente e busca pelas áreas mais sensíveis no músculo.

Sintomas

Os sintomas da Síndrome Dolorosa Miofascial são dor constante e mal localizada, acompanhada por uma sensação de queimação. Essas dores podem ser situadas tanto no local exato do problema quanto em áreas mais afastadas.

O paciente também pode sentir tensão muscular, disestesias, paresia, além de experimentar a perda de amplitude do movimento articular.

Tratamento

O tratamento para essa síndrome é feito com o objetivo de deixar os pontos-gatilho desativados. Procedimentos como agulhamento-seco, massagens com pressão, infiltração anestésico e eletroterapia são utilizados por profissionais para efetuar a diminuição da tensão.

Depois que os PGs estão inativados, o médico irá instruir o paciente para sessões de exercícios e alongamentos para evitar o seu retorno. O uso de medicamentos para aliviar a dor deve ser feito enquanto os nós musculares ainda estão presentes, e sempre com prescrição de uma profissional.

E aí, quer aprender mais sobre lesões, fraturas e como envelhecer com saúde? Acesse nossa outras publicações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes