Como prevenir a Dor Muscular Tardia

Dores Musculares após o Treino

Muitos atletas e pessoas que praticam exercícios com regularidade sofrem com Dor Muscular Tardia (DMT), que se caracteriza pelo aparecimento de dores após o paciente executar qualquer tipo de atividade física.

Essas dores são causadas pela imposição de um esforço físico muito intenso aos músculos e que acabam provocando microtraumas nos mesmos. O esforço gera lesões nas células musculares, conhecidas como fibras, causando rupturas e derramando enzimas na corrente sanguínea. Quando isso ocorre, nosso corpo responde com uma inflamação que ocasiona dores fortes.

A dor pode iniciar em um período de até 24 horas, especialmente em pessoas que não praticam exercícios com frequência.

Mas quais são os sintomas da DMT?

O principal sintoma da DMT é a dor progressiva após 24 horas da prática esportiva, com picos de dor intensa em até 72 horas depois das atividades físicas.

O paciente pode sentir dor ao tocar a área afetada, diminuição da movimentação articular e flexibilidade, além de perda da força muscular. Esses sintomas podem durar de 5 a 10 dias.

O que fazer para prevenir a DMT?

Se você deseja prevenir o aparecimento da Dor Muscular Tardia é preciso que novos hábitos sejam incorporados em sua rotina. Comece a praticar treinos planejados para evitar esse tipo de lesão, sempre com o acompanhamento de um profissional da área.

Respeite sua capacidade individual e não force seus músculos, não respeitar os limites do seu corpo só vai ajudar no surgimento das DMT. Sempre beba água durante seus treinos e tenha uma dieta saudável.

Ao realizar seus exercícios, procure manter uma postura adequada e utilize roupas e calçados confortáveis. Não esqueça que o período de descanso é muito importante, é durante esses momentos que o atleta recupera sua força.