Atletas de final de semana são mais expostos a lesões

Se você é uma pessoa que costuma praticar exercícios regularmente durante os fins de semana não pense que está livre de sofrer com lesões.

Os atletas de final de semana, como são chamadas as pessoas que fazem caminhadas, jogam futebol, vôlei e outros desportos, frequentemente se queixam de dores musculares. Eles também mostram dificuldades ao realizar atividades comuns como se agachar e sentem suas pernas mais duras ao caminhar.

Isso acontece porque esses atletas ficam um período muito longo sem treinar e ao voltar a se exercitar no sábado e domingo acabam ficando mais expostos a lesões complexas.

Algumas das principais lesões sofridas pelos atletas de final de semana são:

TENDINITE: É a uma inflamação nos tendões causada pelo esforço repetitivo. Os corredores podem experienciar tendinite da rótula, conhecido como joelho de corredor. Os alongamentos são um meio de evitar o aparecimento da tendinite.

DISTENSÃO MUSCULAR: É a ruptura de fibras musculares depois de um grande esforço físico. Jogadores de futebol são os que mais sofrem com este tipo de lesão.

ENTORSE: Muito comum no joelho e tornozelo. A entorse lesiona os ligamentos localizados nas articulações devido a um movimento brusco.

LUXAÇÃO: Se trata do deslocamento súbito das extremidades dos ossos que integram a articulação. As luxações são muito comuns no ombro, principalmente entre os praticantes de vôlei.

CONTUSÃO: Causada por pancadas, a contusão é conhecida como hematoma não causam fraturas e pode ser catalogada como leves, moderada e grave.

RUPTURA DO LIGAMENTO: Os movimentos repetitivos são a principal causa das rupturas do ligamento. O joelho é o lugar mais atingido por esta enfermidade.

Para você que gosta de se exercitar nos fins de semana saiba que é importante estar a par de sinais e meios de se prevenir contra essas lesões.

Alguns meios de evitar o aparecimento delas são:
  • Interrompa a atividade assim que começar a sentir um cansaço extremo ou dor;
  • Se você não tem tempo para praticar exercícios durante a semana, introduza mais movimentos no seu dia;
  • Ao invés de usar o elevador, suba as escadas;
  • Tenha uma dieta saudável.

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