Efeitos positivos da hidroginástica na saúde óssea do idoso

Efeitos positivos da hidroginástica na saúde óssea do idoso

Hidroginástica e saúde óssea: Efeitos positivos da hidroginástica na saúde óssea do idoso

A palavra hidroginástica vem do grego e significa “ginástica na água”. Esta atividade aquática surgiu na época de Hipócrates (460-375 A.C), o qual utilizava banhos de contraste no tratamento de doenças. Nos dias de hoje, essa terapêutica ainda é bastante utilizada em diversas condições para reabilitação fisioterápica.
Como já falamos por aqui, o processo de envelhecimento está relacionado a numerosas mudanças fisiológicas que interferem no desempenho motor e no estado geral da saúde. Uma informação muito importante é que as pessoas entre 50 e 80 anos de idade têm uma perda anual de 1% da massa magra do corpo. Esse dado é bastante preocupante, já que essa perda gradual de massa muscular e força ao longo dos anos é conhecida como sarcopenia e impacta muito a vida de um idoso, o qual passa a ter perdas funcionais relacionadas à alteração na marcha e no equilíbrio.

Esses acometimentos levam ao aumento do risco de queda e fraturas, diminuindo, assim, a independência desse indivíduo, tornando-o, muitas vezes incapacitado. Essa dependência para com outra pessoa e a falta de liberdade pode desencadear processos depressivos e perda da alegria de viver.
Neste sentido, as atividades no ambiente aquático, em particular a aeróbica aquática, podem representar uma alternativa interessante de exercício físico para os idosos. A combinação das propriedades físicas, como resistência, flutuação, pressão hidrostática e termorregulação podem favorecer efeitos positivos tanto para a saúde física, quando para a mental.

Além disso, a hidroginástica aumenta o ganho de força, principalmente, nos membros inferiores, devido ao trabalho de grandes músculos ao mesmo tempo, sendo uma alternativa de treinamento para a resistência que trabalha a força das pernas nesse grupo, o que ajuda na manutenção da massa magra, reduzindo as fraturas musculares, além de melhorar o desempenho das atividades diárias.

Outra questão benéfica é o aumento da mobilidade, reduzindo o risco da perda da autonomia funcional. A prática de um exercício, ainda, proporciona a redução e controle de comorbidades metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia. Ela auxilia, também, na manutenção da qualidade de vida de pacientes com doenças ósseas, como osteoporose e artrose, já que a aeróbica aquática favorece a execução de exercícios sem sobrecarregar as articulações, proporcionando estabilidade e equilíbrio.

Dessa forma, é possível ver que as atividades na água podem influenciar o ganho de força dos membros inferiores devido à necessidade de superar a resistência da água, que depende da velocidade e da forma da peça em movimento.

A hidroginástica é vista como uma das atividades físicas mais adequadas para o idoso, tanto pela possibilidade de manutenção da forma física como pelo meio em que é realizada. Ademais, a água proporciona diversas situações de prazer e relaxamento.
Para o adulto mais velho, esse exercício é uma forma de melhorar o condicionamento físico, as relações sociais, adquirindo uma vida mais saudável com mais disposição e bem estar.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes