Síndrome do Túnel Cubital: a causa do formigamento na mão?

Síndrome do Túnel Cubital

Você já sentiu um formigamento ou dormência nos dedos anelar e mínimo da mão e não tem ideia qual a razão disso ocorrer? Você pode estar com uma enfermidade chamada síndrome do túnel cubital.

Essa doença ocorre quando existe uma compressão do nervo ulnar, que fica localizado na área do cotovelo. A pressão no nervo pode originar essa dormência ou formigamento nos dedos anelar e mínimo, além de dor no cotovelo e antebraço e também fraqueza e limitações na mão.

Quais as Causas?

Existem vários motivos que originam esse problema no nervo ulnar. Abaixo vemos algumas das principais razões:

• Estiramento: Deixar o cotovelo flexionado por um período grande de tempo acaba esticando o nervo que fica na área de trás do cotovelo. Essa situação as vezes ocorre enquanto a pessoa esta dormindo.

• Anatomia: Em algumas situações ocorre o desenvolvimento de um músculo “extra” sobre o nervo. Além disso, também pode acontecer dos tecidos moles sobre o nervo ficarem espessos complicando o seu funcionamento de forma adequada.

• Compressão: A cobertura sobre esse nervo não é muito grande, então quando ocorre uma pressão diretamente sobre essa área do cotovelo (quando apoiamos essa região do braço no encosto lateral de uma cadeira por exemplo) pode haver uma força acentuada sobre o nervo, acarretando com que o braço e a mão fiquem “dormentes”. Aliás, isso acontece mais frequentemente nos dedos anelar e mínimo.

Quais são os sinais e sintomas?

Essa síndrome manifesta-se no corpo pela ausência de sensibilidade, dor, dormência e/ou fraqueza. Também podem aparecer “Pontadas” que são sentidas nos dedos mínimo e anelar. Todos estes sintomas são percebidos mais facilmente no momento em que o cotovelo fica flexionado por um tempo muito longo. Isso acontece, por exemplo, quando seguramos um celular sem mudar de posição. Algumas pessoas apresentam situações bem mais graves e a musculatura da mão acaba ficando atrofiada, chegando até a perder massa.

Diagnóstico e tratamento da Síndrome do Túnel Cubital

Através de uma exame clínico simples o seu médico pode identificar os sintomas. Por vezes, é necessário fazer testes para avaliar a extensão dos danos no nervo e musculatura. Após essa fase o médico encaminha o tratamento que geralmente começa eliminando toda atividade que possa desencadear os sintomas da síndrome. Mas, outras ações podem ser necessárias como uma cirurgia mas Isso em casos mais severos.