Neuroma de Morton: o que é e quais seus sintomas?

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton caracteriza-se por uma inflamação no nervo digital que passa pelo terceiro e quarto dedos do . Quando o nervo sofre essa lesão provoca dor e pode atrapalhar a rotina dos pacientes, que em sua maioria são mulheres e atletas.

Infelizmente, as causas do Neuroma de Morton não são conhecidas mas muitos profissionais acreditam que essa enfermidade está ligada a reação que o nervo tem a pressão, irritação e possíveis lesões. Por isso, é preciso ficar atento ao fatores de risco que podem auxiliar no aparecimento dessa doença.

Quais são os fatores que contribuem para o surgimento do Neuroma de Morton?

Salto Alto: O uso desse tipo de sapato põe pressão sobre os dedos do pé aumento as chances da doença. Os calçados muito apertados ou mal encaixados também possuem esse efeito.

Esportes: Determinadas atividades esportivas de alto impacto e esportes que requerem o uso de calçados apertados podem cooperar com o surgimento do Neuroma de Morton.

Deformidades nos Pés: Paciente que possuem pé chato, arcos altos do pé, joanete ou qualquer outro tipo de deformidade tem mais possibilidade de desenvolver essa enfermidade.

Mas quais são os Sintomas?

Nos casos de Neuroma de Morton não existe sinais exteriores que auxiliem na identificação da doença. O paciente costuma sentir como se existisse uma pedra em seu sapato. Esse desconforto pode aumentar quando a pessoa utiliza um sapato apertado. Outros sintomas são formigamento, sensação de queimação e dormência na região.

O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos, onde o médico apalpa o local. Ainda assim, o profissional pode pedir exames de imagem como o Raio X para ter um diagnóstico mais completo da situação.

O tratamento do Neuroma de Morton é efetuado por meio do uso de suportes e amortecedores dentro dos calçados pois ajudam a diminuir a pressão sobre o nervo. Porém se esse método não surtir efeito, o paciente pode precisar passar por uma cirurgia de descompressão ou de remoção do nervo. Outro procedimento utilizado são as injeções de esteroides que servem para diminuir a dor.

Quer saber mais sobre doenças ortopédicas? Acesse as outras publicações.