
Osteoporose: prevenção e tratamentos modernos
A osteoporose é uma condição que afeta a estrutura óssea, resultando na perda de massa óssea e tornando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. É uma
É ortopedista e traumatologista com formação e graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especializou-se em ortopedia e traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José. Além disso, realizou o fellowship em Traumatologia do Esporte em São Paulo, e participou de diversos cursos voltados ao desenvolvimento de atletas de alta performance. Hoje, é chefe do serviço de Traumatologia do Hospital de Tramandaí – RS, e diretor clínico e ortopedista no Centro de Especialidade e Reabilitação em Osório. Seu atendimento abrange diversas cidades do litoral gaúcho, incluindo Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório, Xangri-Lá e Mariápolis, onde proporciona um cuidado humano e personalizado a seus pacientes.

A osteoporose é uma condição que afeta a estrutura óssea, resultando na perda de massa óssea e tornando os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. É uma

A escoliose é uma condição que afeta cerca de 3% da população mundial, caracterizada por uma deformação na curvatura normal da coluna para uma das

O que é bursite e como tratá-la? Esta é uma pergunta importante para muitas pessoas que sentem dor em diversas articulações do corpo e desconhecem

Queda em casa é algo que preocupa, especialmente para aqueles que têm idosos na família. Infelizmente, a queda é o acidente doméstico mais frequente e
O Dr. Daniel Souto (CRM-RS 37557 – RQE 25892) fez a sua formação e graduação em Medicina na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Especializou-se em Ortopedia e Traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, o conhecido Hospital Regional de São de José.
Você provavelmente já ouviu falar dos tumores ósseos. Existem diversas variações desse problema, atingindo o osso de formas diferentes, mas hoje iremos conversar sobre o Osteossarcoma.
O Osteossarcoma trata-se de um tipo de tumor ósseo maligno primário que começa nas células dos ossos. Esse tipo de câncer pode ocorrer em qualquer osso, porém é mais comum em ossos longos, como o fêmur, tíbia e osso superior do braço. Na maioria dos casos ele atinge crianças, adolescentes, principalmente os que estão passando pelo estirão do crescimento pois os ossos aumentam em uma alta velocidade nessa etapa.
Causas
Infelizmente, a causa do Osteossarcoma ainda não foi identificada. Contudo, certas alterações no DNA são capazes de transformar células normais em cancerígenas. Além disso, alguns fatores de risco podem aumentar as chances de um paciente desenvolver esse câncer de osso, são eles:
Idade: É comum em pessoas na faixa etária dos 10 a 30 anos, porém os adolescentes são os mais afetados, indicando uma ligação com o estirão do crescimento.
Sexo: O Osteossarcoma é mais comum em homens do que mulheres. No entanto as mulheres costumam desenvolver a doença em uma idade mais precoce.
Doença de Paget do Osso: Essa é uma doença caracterizada pela formação de tecido ósseo anormal em um ou mais ossos. Pacientes que possuem essa enfermidade crônica apresentam mais chances de desenvolver o Osteossarcoma durante a vida adulta.
Sintomas
Os sintomas de Osteossarcoma podem variar de acordo com o local em que o câncer surgiu. Os principais sinais que indicam a presença desta enfermidade são:
Tratamento
O tratamento do Osteossarcoma se dá por sessões de quimioterapia juntamente com uma cirurgia. Esse procedimento cirúrgico tem como objetivo para remover o tumor que sobrou depois da quimioterapia.
Muitos médicos costumam recomendar mais uma sessão de quimioterapia após a cirurgia com a finalidade de matar qualquer célula cancerígena que tenha permanecido no local.