Saiba mais sobre as Fraturas no Fêmur

Fraturas de Fêmur

O Fêmur se caracteriza por ser o osso mais forte e também como o mais longo do corpo humano. Ele se localiza na coxa, mais especificamente entre as articulações do quadril e do joelho e sua principal função é a de sustentação e apoio aos músculos.

O fêmur auxilia na ação de movimento necessários para nossa vida como caminhar e sentar.

A Fratura de Fêmur é conhecida como Fratura do Fêmur Proximal, já que na maioria dos casos a fratura costuma ocorrer na parte superior do osso, bem próximo a bacia.

Os idosos são os que mais sofrem com fraturas desse osso, devido a acidentes domésticos e a presença de doenças como a Osteoporose que causa o enfraquecimento ósseo.

Mas jovens também podem sofrer com esse tipo de fratura, porém elas estão relacionadas com traumas de grande impacto como acidentes automobilísticos ou motociclísticos.

Pacientes diagnosticados com Hiperparatireoidismo também possui mais chances de fraturar o fêmur pois a doença ocasiona a reabsorção óssea podendo levar a Osteoporose.

Não importando o que provocou a fratura, ela é sempre classificada como grave pois o osso quebrado pode causar lesões em outras estruturas presentes no corpo. Além disso, existe o risco de hemorragias em razão do sangramento interno que ocorre após a fratura.

Sintomas

Os principais sintomas das Fraturas de Fêmur são dor intensa, dificuldade ou impossibilidade de mover a perna, inchaço, presença de hematomas na região e leve deformidade na perna.

O tratamento é feito por meio de uma cirurgia, que de preferência deve ser realizada com urgência para não colocar a vida do paciente em risco. Durante o pós-operatório é preciso que o paciente tome certos cuidados para impedir o aparecimento da trombose venosa profunda.

E aí, quer saber mais sobre Fraturas? Acesse nossas outras publicações e fique por dentro do assunto.