Mobilidade articular: qual a importância de treiná-la?

mobilidade articular

Mobilidade se refere à capacidade de explorar a articulação em toda sua amplitude de movimento, livre de qualquer restrição. Assim, a mobilidade articular tem como objetivo melhorar o padrão de movimentos que realizamos no dia a dia, como também na prática esportiva. Porém, para que isso seja possível, é importante trabalhar também a flexibilidade, que se relaciona com os tecidos moles, como os músculos.

O que são mobilidade osteocinemática e mobilidade artrocinemática?

A mobilidade osteocinemática diz respeito a movimentos feitos em grande amplitude e de maneira ativa, como: rotações do tronco, flexão e extensão de cotovelos e joelhos, entre outros, que são chamados de movimentos fisiológicos.

Já a mobilidade artrocinemática refere-se a movimentos que ocorrem dentro da articulação, entre a cápsula articular (componente que impede o atrito entre um osso e outro), permitindo que os movimentos fisiológicos ocorram sem provocar nenhum impacto ou lesão em suas estruturas.

O que a falta de mobilidade causa?

A falta de mobilidade causa a diminuição da amplitude dos movimentos articulares. Aliás, alguns dos fatores que podem contribuir para essa condição são: o envelhecimento, que naturalmente causa a perda de massa óssea, rigidez e limitação articular; e, especialmente, o sedentarismo, que está associado à falta de movimentos e estímulos para a articulação.

Por que é importante treinar a mobilidade articular?

Os exercícios de mobilidade trabalham todas as articulações, como as dos joelhos, tornozelos e ombros. Dessa forma, eles estimulam a produção do líquido sinovial, que é responsável pela lubrificação das articulações, diminuindo a possibilidade de impactos, processos degenerativos e, consequentemente, da dor causada por essas condições. Além disso, outros benefícios que o treino de mobilidade também proporciona são:

Prevenção de lesões: a realização de movimentos de forma errada pode causar lesões graves. Para evitar isso, é importante realizar os exercícios de mobilidade, que ajudam a tornar as articulações mais resistentes, adequando-as às atividades do dia a dia.

Aumento da eficiência do movimento: estimular as articulações impede que elas fiquem enrijecidas. Dessa forma, os movimentos podem ser executados de forma plena e suave.

Melhora da performance: se as articulações estão estabilizadas e os grupos musculares estão ativados, é possível suportar mais cargas, o que melhora a performance nos treinos.

Manutenção da amplitude de movimento: para que as articulações mantenham sua amplitude de movimento, é importante realizar os exercícios de mobilidade.

O envelhecimento é algo natural e que acontece com todos nós. A partir dele, perdemos a força motora, a coordenação e a cognição. Por isso, é essencial realizar atividades físicas, treinar os movimentos, fortalecer os músculos e alongar o corpo. Pois, isso ajuda a manter a saúde e o bom funcionamento de todo o organismo.

Além disso, quando possuímos estabilidade nas articulações, adquirimos mais segurança e facilidade para executar os movimentos. Portanto, procure a ajuda de um médico ortopedista e comece a cuidar de você!