Quedas em idosos: principais fatores de risco

idosos

As quedas em idosos ocorrem com frequência e são os principais fatores que ameaçam a independência dos idosos. Como é o caso de muitas síndromes geriátricas, as quedas geralmente ocorrem quando deficiências em vários domínios comprometem a capacidade do indivíduo. Esses acidentes, geralmente, resultam em algum tipo de lesão, e elas podem ser pequenas como hematomas e arranhões.

Muitas vezes, as quedas passam sem atenção, tanto pela família, quanto pelo médico por vários motivos, como:
o paciente nunca menciona o evento a um profissional de saúde; não há lesão no momento da queda; os familiares deixam de perguntar a ele sobre um histórico de quedas; ou pela crença de acreditar, erroneamente, que as quedas são uma parte inevitável do processo de envelhecimento.

As quedas em indivíduos mais velhos ocorrem mais frequentemente devido a causas múltiplas, como: uma doença aguda (por exemplo, febre, desidratação, arritmia), um novo medicamento, um estresse ambiental (por exemplo, arredores desconhecidos) ou uma superfície insegura para caminhar. Alguns fatores também aumentam o risco de fraturas:

●História passada de queda;
Fraqueza da extremidade inferior;
●Sexo feminino;
●Deficiência cognitiva;
●Problemas de equilíbrio;
●Uso de drogas psicotrópicas;
●Artrite, osteoporose e outras doenças ósseas;
●História de AVC;
●Hipotensão ortostática;
●Tontura.

O uso de medicamentos é um dos riscos de queda mais facilmente modificáveis. Vários remédios de qualquer tipo, e drogas psicotrópicas em particular, estão associados ao aumento das quedas; a dose de benzodiazepínico está mais fortemente correlacionada com o risco do que a formulação de ação curta ou longa.
Todos os pacientes mais velhos devem ser questionados, pelo menos uma vez por ano, sobre quedas. Avaliações adicionais são indicadas para pacientes que apresentam queda ou uma história de quedas recorrentes.
Pacientes que sofrem fraturas com frequência precisam de análises médicas mais detalhadas com a averiguação de sinais vitais posturais, avaliação da acuidade visual, audição e função muscular.