Fraqueza muscular? Pode ser Miosite.

Você já ouviu falar da Miosite? Essa doença faz parte de um grupo de patologias reumáticas autoimunes e caracteriza-se por ser uma inflamação nos músculos, porém ela também pode afetar outros órgãos como o intestino, coração, pulmões, articulações e até mesmo a pele.

Infelizmente, a causa da Miosite ainda é desconhecida mas seu surgimento pode estar relacionado ao sistema imunológico, quando o próprio organismo acaba atacando as células e outros tecidos saudáveis. A doença costuma se manifestar em adultos entre 40 e 60 anos, contudo, crianças e adolescentes, entre 5 a 15 anos, também podem sofrer com a Miosite.

Mas quais são os sintomas da Miosite?

O principal sintoma da doença é fraqueza muscular, que vai piorando conforme o tempo passa. Outros sinais de que alguém está com Miosite são a presença de dor articular, fadiga, febre, alterações na pele e perda de peso. No entanto, os sintomas podem variar de acordo com o tipo de Miosite que o paciente possui. Por isso é importante saber quais são os indícios dessas enfermidades.

Dermatomiosite: Nesse caso os sintoma são erupções de pele desiguais com coloração roxa ou avermelhada. Normalmente essas manchas surgem nas costas, bochechas, nariz, pálpebras, braços, cotovelos, joelhos, dedos e na parte superior do tórax.

Polimiosite: Esse tipo de Miosite podem provocar fraqueza nos dedos dos pés e das mãos. Além disso pode causar fragilidade nos músculos, provocando problemas em outras áreas do corpo, como coxas, braços, quadris, costas e pescoço.

Miosite por corpos de inclusão: Pacientes com esse tipo de Miosite podem sofrer quedas frequentes devido a fraqueza muscular presente no antebraço, joelhos e dedos e até os músculos da garganta. Outro problema causado por essa versão da doença é o encolhimento do músculo da coxa.

O tratamento da Miosite varia de acordo com o quadro em que a doença se encontra. O médico pode indicar o uso de medicamentos como corticoides, imunossupressores e imunoglobulinas.

Se o paciente apresenta problemas de locomoção, é importante realizar fisioterapia para recuperar os movimentos. Quando os músculos da garganta, boca e pescoço são afetados, um fonoaudiólogo é necessário para fortalecer os músculos dessas regiões, assim o paciente não fica com problemas para respirar, engolir, entre outros.

Já na condição que afeta a pele, o uso de protetor solar e roupas que cubram que protejam o corpo do sol são indispensáveis. Intervenções cirúrgicas são realizadas apenas nos casos mais graves da Miosite.

É importante mencionar que a Miosite não tem cura, o tratamento só é capaz de estabilizar o nível das enzimas do corpo, evitando os sintomas. Em alguns casos a doença fica “desativada” porém é sempre possível que ela retorne. Alguns pacientes acabam tendo que enfrentar os sintomas da doença para o resto da vida.

Quanto mais cedo você começar o tratamento, mais chance você tem de viver uma vida normal.