Será que estalar os dedos faz mal?

Você tem o hábito de estalar os dedos com frequência? Se sua resposta for sim, você provavelmente já ouviu de algum conhecido que estalar os dedos faz mal e que deixa nossas juntas (articulações) grossas. Mas será que isso é verdade?

Segundo estudos científicos, não existe nenhuma relação entre o ato de estalar as articulações e o engrossamento das mesmas. O estalar também não está relacionado a redução de força ou é um fator de risco para artrose ou outras doenças osteoarticulares nas mãos.

Então se você sente alívio após estalar os dedos, continue com esse hábito sem peso na consciência.

Mas você sabe o que acontece na articulação quando a estalamos?

As articulações são o local de união entre dois ou mais ossos. Para que haja movimento dos ossos dentro é preciso utilizar o líquido sinovial presente dentro da articulação. Esse líquido possui gás oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono e forma bolhas com essas substâncias.

No momento que estalamos a articulação acabamos esticando a cápsula articular. Essa ação provoca a liberação do gás, quebrando as bolhas e emitindo o som de estalo.

Quando o ato de estalar os dedos pode ser perigoso?

Apesar desse ato não causar lesões, é preciso ter cuidado. Caso o paciente utilizar força extrema para estalar os dedos, pode ocorrer danos na articulação ou o rompimento de ligamentos. Essas lesões podem ocorrer porque os após estalar os dedos, os gases demoram 20 minutos para formar as bolhas.

Se a articulação for forçada antes que as bolhas se formem ou houver muita força ao estalar, lesões graves podem ocorrer. Porém, esse barulho ao estalar os dedos pode ser um indicativo de algo mais sério como a artrite.

Então, caso você sinta fortes dores no momento em que estala os dedos ou sua articulação fica dolorida e inchada, fique atento pois pode ser um sinal da doença. Procure um médico ortopedista e busque tratamento.