Saiba mais sobre a Tomografia Computadorizada

Todos nós já ouvimos falar sobre a Tomografia Computadorizada, mas será que sabemos para que ela serve e como ela funciona? Hoje iremos conversar sobre a importância desse exame para a saúde do nosso corpo.

A Tomografia Computadorizada é refere-se a um exame de imagem que utiliza raios X para obter imagens, que são processadas por um computador, de diferentes estruturas como ossos, órgãos e outros tecidos.

Se você estiver se perguntando qual a diferença entre a Tomografia Computadorizada e o Raio X, saiba que a maior diferença é a precisão do exame. A Tomografia é capaz de gerar 600 cortes para análise enquanto o Raio X tira somente uma radiografia da área escolhida.

A Tomografia pode ser feita com ou sem a utilização do contraste, um líquida que pode ser injetada na veia, introduzido no reto ou engolido. Essa substância tem como principal função de facilitar a visualização da região desejada.

Mas para que serve a Tomografia Computadorizada?

Esse exame tem como objetivo ajudar no diagnóstico de doenças ósseas e musculares. Ele também auxilia na localização de tumores, lesões, coágulos e até infecções.

Existem diferentes tipos de Tomografias, as mais comuns são:

Tomografia de Crânio: Esse tipo é indicado para investigar a infecções, traumas, hemorragias, hidrocefalia e a presença de aneurismas.

Tomografia de Abdômen e de Pelve: Normalmente, essa categoria do exame serve para analisar a possível evolução de tumores e abscessos (bolsas de pus que surgem após infecções). Ele também auxilia na investigação dos casos de lesões no fígado, apendicite, malformação renal, cirrose, pancreatite, entre muitos outros.

Tomografia de Membros Superiores e Inferiores: Nessa versão o exame é usado para detectar lesões musculares, fraturas, infecções e tumores.

Tomografia de Tórax: Recomendado para apuração de infecções, presença de doenças vasculares e tumores. Além disso, esse tipo do exame é utilizado acompanhar a evolução dos tumores existentes.

Qualquer pessoa pode fazer uma Tomografia Computadorizada, porém grávidas são orientadas a realizar outros tipos de exames como a Ressonância Magnética, porque a exposição à radiação é menor do que na Tomografia.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes