Salto alto e os riscos para a saúde dos ossos

Salto alto e os riscos para a saúde dos ossos

Você que é mulher, gosta de usar salto no dia a dia ou naquele jantar especial no fim de semana?

Pois bem, o uso rotineiro desse tipo de sapato pode provocar alguns riscos à saúde dos ossos e, por isso, deve ser usado com cautela e seguindo as orientações que serão passadas por aqui. Saiba que a elegância maior está em se cuidar e prevenir problemas futuros.
Esse tipo de modelo tende a elevar o calcanhar para além da altura dos dedos, deixando todo o peso do corpo concentrado na região da frente do pé, o que pode provocar perda de equilíbrio e aumentar o risco de torção, aumentar a lordose, dobrar a carga que o joelho recebe e até triplicar a carga que o quadril recebe.

Outros problemas que podem surgir são: Desenvolvimento de joanete, a qual é uma deformidade óssea na lateral do dedão do pé e provoca incômodo e dor.
Surgimentos de calos e bolhas devido ao atrito constante dos pés com o calçado. Além disso, o salto alto, por ser um sapato bem apertado, causa uma fricção entre a pele dos pés com a superfície do sapato, levando ao aparecimento de bolhas e calos. Tendinites podem aparecer devido à inflamação do tendão (estrutura fibrosa que une os músculos aos ossos), uma vez que o salto acomete a musculatura da panturrilha e, consequentemente, o paciente sente dores nas pernas.
Além desses problemas, a postura pode ser bastante afetada devido ao uso excessivo desse sapato, já que, por conta da mudança do centro de gravidade da mulher, ela tem que modificar sua postura para se equilibrar.

 

Salto alto e os riscos para a saúde dos ossos: E quais medidas podem ser realizadas para prevenir essas manifestações?

Alongamentos: antes de colocar o salto alto, sente-se e estenda as pernas, subindo e descendo os pés para movimentá-los. Ao final do dia, deite-se e mantenha as pernas levemente elevadas, a fim de aumentar a circulação nessa região.

Massagem: muitas vezes, no final de um expediente, os pés ficam inchados e doloridos. Por isso, massageá-los pode favorecer a distribuição do líquido localizado e aliviar a tensão, preparando ele para o dia seguinte.

Palmilhas ortopédicas: o uso dessas palmilhas pode aliviar o impacto ósseo e tornar o andar mais confortável.
Sapatos variados: Evite calçar salto alto todos os dias, alterne entre tênis, sandálias do tipo plataforma e sapatilhas, a fim de contrabalancear e diminuir os desgastes provocados.
Caso você tenha sintomas que provoquem desconforto extremo e desagradável, não hesite em procurar atendimento médico especializado.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes