Sofre com dor no cóccix? Saiba o que pode ter causado

Você conhece alguém que sofre com dor no cóccix? Essa região é formada por 3 a 5 vértebras ligadas na região final da coluna vertebral. Sua função é de sustentar o peso do corpo e ajudar na transferência desse peso durante a movimentação. Ele também dá apoio a músculos, tendões e ligamentos que passam por essa área.

A dor nessa região não é tão incomum quanto aparenta, porém na maioria dos casos ela não é um indício de algo grave. Contudo, se ela durar mais de uma semana ou vier acompanhada de outros sintomas, como febre ou inchaço no local, pode indicar a existência de uma doença mais séria.

Mas o que pode causar essa dor?

Pancada ou quedas: Quando caímos sentado ou sofremos um pontapé durante a prática esportiva, o final da coluna acaba experienciando um grande impacto, gerando a dor cóccix. O desconforto pode desaparecer em alguns dias, no entanto se ela persistir e ficar mais intensa e o paciente não conseguir sentar sem sentir dor, pode ser um sinal de fratura.

Má postura: Ficar em postura inadequada, principalmente quando se está sentado, por um longo período pode provocar uma pressão muito forte no cóccix, ocasionando a dor no decorrer do dia.

Gestação: Para que o bebê possa passar durante o parto, os ossos da coluna lombar, incluindo o cóccix ficam mais flexíveis nos últimos dois meses de gestação. Esse aumento de flexibilidade faz com que o osso se movimente mais livremente contribuindo para dor ao se sentar ou levantar.

Esforço repetitivo: A prática constante de exercícios físicos ou realizá-los por muito tempo pode causar uma lesão por esforço repetitivo (LER), quando os músculos e ligamentos sofrem um estiramento, impedindo que o osso fique no local correto. Assim, causando a dor na região.

Quer saber mais sobre dor nas costas? Acesse as outras publicações.

Deixe um comentário