Doenças Ocupacionais: Como podemos evitá-las?

Doenças Ocupacionais

Todos os anos as Doenças Ocupacionais provocam o afastamento de diversos trabalhadores no Brasil. Mas você sabe o que são essas doenças?

As Doenças Ocupacionais referem-se a distúrbios associados à atividades realizadas pelo trabalhador ou as condições em que o empregado está submetido. As enfermidades mais comuns são as Lesões por Esforço Repetitivos, também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).

Esse grupo inclui aproximadamente 30 doenças como a Tendinite, Bursite e a Síndrome do Túnel de Carpo. As LER/DORT afetam as estruturas osteomusculares do corpo, como os músculos, tendões, articulações e nervos.

As profissões que costumam ser afetadas pelas LER/DORT são costureiras, cabeleireira, dentistas, auxiliares de enfermagem e professores. Porém, pessoas que trabalham longas horas em frente ao computador são as que mais sofrem com essas doenças.

Se você é uma dessas pessoas que passa o dia todo digitando perante uma tela e está com medo ser acometido por alguma lesão, fique sabendo que existem técnicas para evitar o seu surgimento.

Como evitar as Doenças Ocupacionais

A principal dica para fugir da LER/DORT é cuidar da sua postura enquanto trabalha. Por isso, procure usar uma cadeira com encosto adequado e mantenha o final de suas costas rente ao encosto.

Para diminuir a pressão sobre a coluna vertebral, deixe seus pés apoiado no chão e com joelhos em um ângulo maior que 90°. Evite cruzar as pernas ao se sentar pois essa prática deixa seu quadril fora de posição.

Não se esqueça que ao digitar você sempre deve deixar seus pulsos em posição reta. Se for possível, efetue pequenas pausas durante o trabalho a cada 20 minutos ou faça alongamentos por 5 minutos a cada hora.

Outro meio de evitar o aparecimento das Doenças Ocupacionais são as atividades físicas. Investir em exercícios aeróbicos é muito importante pois eles preservam a forma física e melhoram a resistência cardiovascular.

Além disso, esses exercícios auxiliam na diminuição da tensão muscular provocada pela ação de ficar sentado por muito tempo.

Caso você esteja sofrendo com dores nas costas, quadril, ombro ou pulso, entre em contato com um médico ortopedista de sua confiança e faça uma avaliação.