Dores constantes e inchaço no joelho podem indicar bursite

Dores no Joelho

Uma inflamação ou irritação que ocorre nas bursas do joelho podem ocasionar dores intensas, a chamada bursite do joelho. As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que reduzem o atrito entre duas superfícies, estão localizadas entre músculos, tendões, ligamentos e ossos. Encontram-se em todo o nosso corpo e são responsáveis pela livre movimentação dos nossos músculos sem que haja muita tensão ou fricção.

Geralmente a bursite é causada por movimentos repetitivos ou permanência por tempo prolongado em uma mesma posição. Movimentos como saltos, chutes ou lesão repentina no joelho podem causar a bursite. Dessa forma a inflamação se manifesta com dores e inchaço abaixo ou na parte de trás do joelho.

Esportes que fazem o joelho sofrer impactos diretos aumentam o risco da bursite

Atletas de jiu-jitsu, futebol e voleibol possuem maior probabilidade de sofrer com este tipo de lesão, pois o impacto dessa prática esportiva é grande na região dos joelhos. Permanecer ajoelhado por muito tempo também é considerado um fator de risco. Portanto, profissionais que atuam na área da jardinagem e encanadores também estão sujeitos as inflamações nessa articulação.

Igualmente a obesidade e a artrose podem ser consideradas fatores de risco.  O excesso de peso provoca uma tensão maior sobre as articulações do joelho prejudicando o lado interno da articulação. Esse tipo de lesão é chamada de bursite anseriana e atinge comumente os corredores devido ao excessivo uso dos joelhos.

Como evitar a bursite?

A prevenção é sempre a melhor escolha. Procure utilizar almofadas nos joelhos para permanecer ajoelhado por tempos prolongados. Alongar-se antes de praticar atividades físicas garante que os músculos não coloquem tensão excessiva sobre as bursas fazendo com que a tensão passe corretamente pela articulação.

Acima de tudo, procure o auxílio de um profissional da área pois ele vai lhe indicar o melhor tratamento. Este pode ser desde o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos caso seja diagnosticado uma infecção ou até mesmo a cirurgia em casos mais graves e crônicos.

Saiba mais sobre os benefícios dos alongamentos e de uma alimentação saudável. Prevenir é sempre a melhor escolha.