A prática da yoga: os benefícios para a saúde esquelética e mental

A prática da yoga

A prática da yoga, cada vez mais, popular, usada para promoção da saúde e melhoria de várias condições, sejam elas de cunho mental ou físico. Estudos científicos e programas de medicina integrativa estão trazendo a ioga para a corrente principal da educação médica, pesquisa e prática clínica. Essa atividade afirma usar interações entre a cabeça, o corpo e o comportamento para promover uma saúde ideal ao longo da vida.

A prática da yoga mais moderna inclui três princípios fundamentais:

-Postura,
-Controle da respiração;
-Meditação.

Muitas envolvem, ainda, a presença de cantos, mensagens espirituais e música de fundo para facilitar a conexão com as atividades propostas. Até exercícios de alongamento fazem parte da rotina desses movimentos, os quais tendem a ser simples e fáceis de realizar, mesmo para pacientes doentes. Alguns estilos variam de intensidade e dificuldade, variando no tempo determinado para ficar em cada posição.

Seus benefícios

A atividade da yoga, de acordo com múltiplos estudos, implica na melhora de várias condições físicas da pessoas, vamos listar algumas delas:

Aumento da força, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade – Principalmente, em pacientes com problemas musculoesqueléticos comuns como artrite, osteoartrose, entre outros.

Estresse e ansiedade – Essa prática complementar se mostra promissora com intervenções terapêuticas para estresse e ansiedade, podendo diminuir os marcadores de inflamação e acelerar as respostas imunológicas.

Melhora da dor – A yoga é recomendada como uma opção de terapia não farmacológica para o tratamento de dor lombar crônica, além de uma série de diferentes condições de dor, incluindo enxaqueca e artrite reumatoide.

Gravidez – Muitas grávidas se beneficiam com essa atividade, uma vez que podem auxiliar na diminuição das dores lombares desse período e nas dores do trabalho de parto.

Síndrome do túnel do carpo – Alguns estudos indicaram essa prática como medida terapêutica para a melhora dos quadros dessa doença.

Cuidados para a prática segura:

Como em qualquer nova atividade física, iniciar com calma e aumentar a intensidade da prática ao longo do tempo reduzirá o risco de lesões. As diretrizes gerais para prevenção de riscos incluem:

●Evitar posturas de ioga dolorosas. Embora as posturas possam ser desconfortáveis, não devem ser dolorosas;
●Evite posturas difíceis até que elas possam ser feitas com segurança. Os professores, muitas vezes, podem sugerir modificações ou variações na maioria das posturas para que possam ser feitas de forma gradual, confortável e segura.
●Evite amplitudes extremas de movimento prolongadas ou dolorosas para grandes articulações (por exemplo, rotação do quadril, flexão do joelho, rotação do ombro).
●Mantenha a hidratação adequada ao praticar, especialmente ao praticar em temperaturas elevadas.
●Tenha cuidado ou evite posturas de inversão (por exemplo, apoios de cabeça e apoios de ombro, especialmente em pacientes com doença do disco cervical ou glaucoma).

Principalmente nos casos de piora da dor, dormência ou outros sintomas musculoesqueléticos, interrompa a prática e procure atendimento médico especializado.