Tenho Hérnia de Disco. Quais exercícios são indicados?

Se você acompanha o blog, sabe que a Hérnia de Disco trata-se do desgaste nos discos intervertebrais, situados na coluna, que acabam saindo de posição natural. Esse deslocamento resulta na compressão de raízes nervosas existentes na região, resultando em dor na coluna vertebral.

A Hérnia de Disco pode ser causada devido a má postura, obesidade, sedentarismo e o envelhecimento. Mas outros fatores, como movimentos repetitivos e o ato de levantar peso com muita frequência também colaboram para o surgimento desse problema.

Seus sintomas mais comuns são formigamento acompanhado de dor, queimação, fraqueza nas pernas e dor na região lombar que pode irradiar para as pernas.

Contudo, existem certos exercícios capazes de fortalecer a musculatura e auxiliando no tratamento dessa enfermidade.

Os mais indicados são:

Pilates: Esse exercício é indicado pois trabalha movimentos de alongamento crânio-caudal, gerando um afastamento entre as vértebras.

Yoga: A atividade auxilia na construção de músculos mais fortes e por consequência oferecem mais suporte às articulações presentes no corpo. Isso acaba reduzindo as chances do paciente desenvolver lesões. Com a prática regular de yoga, há o aumento da flexibilidade, deixando a movimentação da coluna mais fácil.

Fisioterapia: A Reeducação Postural Global (RPG) é o método de fisioterapia mais indicado para pacientes que sofrem com Hérnia de Disco já que, com sua série de exercícios, melhora a postura. A fisioterapia não só ajuda no caso de um quadro de dor aguda mas também prevenindo o retorno de novas crises.

Exercícios Físicos: As atividades aeróbicas apesar de não serem proibidas para pacientes com Hérnia de Disco, devem sempre ser realizadas com a supervisão de um profissional. O exercício mais recomendado é a natação porque relaxa a musculatura e não provoca impacto direto na coluna.

Doutor, posso realizar exercícios de musculação tendo Hérnia de Disco?

Esse tipo de exercício costuma efetuar uma torção na coluna, além de aplicar força no exato local onde se encontra a Hérnia, podendo piorar o quadro da doença. Por isso, é importante ter o auxílio de um profissional. Isso porque ele possui o conhecimento anatômico da região da coluna vertebral e vai evitar incluir exercícios que forcem essa área.

Então, caso você deseja realizar exercícios de musculação, informe seu educador físico que você possui Hérnia de Disco.

Deixe um comentário