Conheça os sintomas da Tenossinovite

Você já ouviu falar da Tenossinovite? Diferente da tendinite, que é a inflamação nos tendões, a Tenossinovite caracteriza-se pela inflamação no revestimento da bainha protetora que reveste os tendões.

Essa doença pode ser causada por diversos fatores, sendo eles infecções, lesões, doenças inflamatórias, distensões ou até mesmo devido ao esforço excessivo ao efetuar movimentos repetitivos.

A Tenossinovite é capaz de afetar qualquer bainha de tendão existente no corpo porém os locais mais atingidos são pés, pulsos e mãos já que são áreas que mais se movimentam no dia a dia.

Sintomas

Os sintomas mais comuns nos casos de Tenossinovite são:

  • Dor e sensibilidade ao redor da junta;
  • Presença de inchaço no local;
  • Vermelhidão;
  • Dor ao tentar movimentar a articulação afetada;
  • Limitação dos movimentos.

Se o paciente sentir febre, inchaço e vermelhidão, isso pode indicar a existência de uma infecção, principalmente se esses sintomas surgiram após um corte em determinada região.

Diagnóstico

O diagnóstico da Tenossinovite é feito primeiramente com exames clínicos. O especialista pode aplicar pressão no local machucado para verificar se o paciente sente dor.

Outro teste muito comum é o Teste de Finkelstein, onde o paciente dobra o polegar sobre a palma da mão e dobre os dedos para baixo e cobrindo os polegar. Esse exame tem como foco principal descobrir se a pessoa sente dor.

Os exames de imagem, como Raio-X e Tomografia Computadorizada, não são utilizadas no diagnóstico dessa doença.

Tratamento

O tratamento dessa enfermidade tem como principal objetivo aliviar as dores e diminuir a inflamação. Por isso é muito importante repousar e evitar ao máximo mover o tendão afetado. A imobilização dos tendões pode ser feita com talas e cintas removíveis.

Para reduzir a dor, as bolsas de água fria ou quente podem auxiliar. O uso de medicamentos anti-inflamatórios também são indicados para tratar a dor e inflamação.

Quando a Tenossinovite é provocada por infecções o médico prescreve o antibióticos. Se a situação for muito grave, uma cirurgia para retirar o pus que está ao redor do tendão.

Deixe um comentário